Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Câmara de Camaçari

Câmara de Camaçari comemora 70 anos. Confira programação

Compartilhar

 

A história da Câmara Municipal está intimamente ligada ao desenvolvimento de Camaçari e é inegável a sua contribuição para a cidade. Há 70 anos, ela tem sido um instrumento de ligação entre a população e o Poder Executivo, com a função de fiscalizá-lo e criar leis. É a Câmara Municipal que estabelece, em nome da população, a busca de solução para os problemas coletivos.

Nesta quarta-feira, dia 21, ela completa sete décadas de muita história. E, para comemorar, a Casa vai realizar uma programação especial, para valorizar todos aqueles que de alguma forma colaboraram nas tomadas de decisão e conduziram a Casa Legislativa. Além disso, reforçar também o  compromisso com o povo e constante comprometimento com o futuro de Camaçari.

Confira programação:

Terça-feira (20):

Para iniciar as comemorações, a Câmara irá realizar a Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com o tema: A Mulher e Suas 1.001 Atividades.

“O objetivo é falar sobre a jornada tripla das mulheres, alertando sobre sua saúde física e mental, ocasionada por esta sobrecarga”, disse a proponente da sessão, a vereadora Fafá de Senhorinho (DEM).

Estarão presentes autoridades da segurança pública, como a delegada da Delegacia da Mulher de Camaçari (DEAM), dra. Florisbela da Rocha; mulheres que ocupam cargos de gestoras nas secretarias municipais de Camaçari; a coordenadora do Centro de Referência à Mulher Yolanda Pires (CRAM), Bela Batista; além da palestra com Vera Lúcia Santos, psicóloga clínica, especialista em Gestalt-Terapia, especialista em Saúde Mental e mestranda em “Família na Sociedade Contemporânea” pela Universidade Católica de Salvador.

A Sessão Especial está prevista para iniciar logo após a Sessão Ordinária, às 9h.

Quinta-feira (22):

Sessão Solene em Homenagem aos Servidores da Casa. O andamento da Câmara só se dá com eficiência por conta da colaboração dos seus servidores. E é por isso que a instituição não poderia deixar de homenageá-los. Nesta quinta-feira (22), a Casa vai lembrar um pouco da sua história e de seus colaboradores.

A Sessão Solene está prevista para iniciar logo após a Sessão Ordinária, às 9h.

Terça-feira (27):

A Câmara entende e valoriza o papel que a imprensa exerce na sociedade, além de reconhecer essa importância no processo de divulgação das atividades que são promovidas pela Casa, como sessões, audiências, entre outras. Sendo assim, realiza no dia 27 um Encontro Especial com a Imprensa. O evento terá como tema “A Câmara e os Processos de Comunicação – Mantendo a Sociedade Informada”. A palestra será ministrada pelo jornalista Jefferson Beltrão, logo após a Sessão Ordinária, às 9h.

Quarta-feira (28):

Finalizando as comemorações dos seus 70 Anos, a Câmara realiza uma Sessão Solene em Homenagem aos Ex-Presidentes da Casa Legislativa, a fim de lembrar sua importância no processo democrático do município. A Sessão está prevista para iniciar as 9h.

História:

A Câmara Municipal de Camaçari foi oficialmente criada em 21 de março de 1948. A primeira sessão, realizada na sala de audiência do antigo prédio da prefeitura, contou com a presença de oito vereadores, dentre os quais os componentes da mesa diretora: Estevam Fagundes (presidente) Manoel Florêncio (vice-presidente), Ilda Leal (primeira-secretária) e Antônio Pio (segundo-secretário). Ressaltando-se já nessa legislatura a presença de uma mulher.

Durante 43 anos, as sessões continuaram a ser realizadas na sala de audiências da Prefeitura. Em 1991, o Poder Legislativo Municipal passou a funcionar em prédio próprio, inaugurado em 24 de agosto, e desde então vem sendo este o lugar onde se discute e se organiza o funcionamento da cidade. Ao longo dos anos, o prédio vem passando por reformas e ampliações para atender as demandas técnicas e políticas – nas quais se inclui a ampliação do número de vereadores eleitos, em obediência à Emenda Constitucional 58/09.

Desde 1948, os representantes do poder legislativo municipal são escolhidos através do voto popular. Camaçari elege seus vereadores há 64 anos de forma democrática e livre. Mesmo durante os 20 anos do Regime Militar (1964-1985), quando as eleições majoritárias – nas quais se escolhe prefeitos, governadores, senadores e presidentes, foram suspensas – as representações legislativas continuaram a ser eleitas.

Em 2007, a democracia ganhou mais um aliado, a TV Câmara de Camaçari, implantada com o intuito dar publicidade as ações legislativas e aproximar os cidadãos deste espaço público. Através de uma operadora de TV a cabo, a emissora legislativa procura colocar em pauta discussões sobre a cidade e seus munícipes.

Outro marco na história recente da Câmara de Camaçari foi a realização de concurso público para provimento de cargos efetivos. Realizado em 2010, o concurso ofertou 40 vagas para cargos diversos. Com essa iniciativa, a Casa atende a mais um princípio democrático: a igualdade de oportunidades para o ingresso no serviço público.

Em 2017, a TV Câmara realizou a primeira sessão com tradução simultânea em Libras e inovou ao transmitir as sessões e programas da grade através do Facebook e Youtube. Isso permite que os eleitores possam acompanhar seus representantes através de smartphones.

Portal Abrantes

Mais de Câmara de Camaçari