Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Política

Câmara deve votar na madrugada de hoje Projeto de Lei sobre emancipação

O projeto deve ser votado por volta da meia noite desta terça-feira

Compartilhar

 

Nesta terça-feira (15), a equipe do Portal Abrantes esteve na Câmara dos Deputados, em Brasília, para acompanhar a votação do Projeto de Lei 137/2015, que dispõe sobre a emancipação dos municípios brasileiros. 

No local encontramos um grupo composto por cerca de mil emancipalistas de todas as regiões do Brasil, entre eles cerca de 300 pessoas que lutam pela emancipação do Distrito de Abrantes. Conversamos com Emerson Sales, um dos lideres do movimento.

“Saímos da Bahia no domingo, por volta de 13h e chegamos a Brasília na segunda 18h30. Ao  todo foram cerca de 1500 quilômetros de estrada, uma viagem cansativa, porém a gente que tá na luta nunca desiste”, disse ele.

“O projeto foi aprovado na comissão especial da Câmara no último dia 27 de março e o presidente Rodrigo Maia, inclusive em entrevista a vocês do Portal, prometeu que iria colocar em votação nesta terça-feira e por isso estamos aqui”, completou.

Porém segundo Emerson, o grupo encontrou certa resistência a chegar a Brasília.  “Estamos encontrando uma dificuldade, muitas reuniões por parte dos deputados, nos dividimos em grupos, estivemos nos gabinetes pedindo apoio, conversamos com as lideranças porque até então o projeto não estava na pauta, mas conseguimos inserir”, ressaltou.

A previsão é que a votação aconteça por volta de meia noite, ainda nesta terça (15).  Emerson ainda aproveitou para ressaltar a importância da emancipação de Abrantes.  “Abrantes hoje é uma cidade dentro de Camaçari, temos 50 mil habitantes, uma renda superior a Lauro de Freitas, além de 26 quilômetros de praia. A emancipação irá nos ajudar a andar com as próprias pernas, precisamos criar uma estrutura administrativa. Essa emancipação vai representar muito para Abrantes que inclusive um dia já foi município”, concluiu.

Neste momento o grupo permanece concentrado na Câmara para aguardar a votação do projeto. Eles devem retornar a Bahia por volta das 6h desta quarta-feira (16).

Bruno Moreno

Mais de Política