Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Câmara de Camaçari

Camaçari: Vereadores reforçam luta pela implantação do Parque Municipal das Dunas de Abrantes

Compartilhar

 

Em reunião realiza nesta terça-feira (22/05), no plenário da Câmara de Camaçari, os vereadores demonstraram apoio e reforçaram a luta pela implantação do Parque Municipal das Dunas de Abrantes, criado há 41 anos, através do Decreto-Lei No116/77. Desde lá, aguarda-se a regulamentação do local, que nunca saiu do papel.

Um grupo formado por integrantes da sociedade civil, do Governo do Estado e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) participou do encontro. A integrante do movimento SOS Dunas e presidente da Associação dos Moradores da Rua Aquarius e Via Parque, em Jauá, Ana Maria Madim, fez uma breve apresentação do projeto, reforçando sua importância para a região. Ela ainda registrou sua satisfação em ver o interesse dos parlamentares pela causa.

“Esse é um projeto fundamental para barrar a destruição que vem sendo causada nas dunas daquela região de Jauá e Abrantes, com a retirada ilegal de areia e invasões irregulares da área, por exemplo. Precisamos resguardar a região com a implantação efetiva do parque e do seu plano de manejo. As dunas são as guardiãs dos lençóis freáticos e sabemos que água é um bem precioso”, ressaltou.

O gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Joanes/Ipitanga e representante do Inema, Geneci Braz, também esteve presente e aproveitou a oportunidade para informar que foi feito um novo desenho que aumentou de 700 para cerca de 900 hectares a área prevista para implantação do Parque. Mas, segundo ele, ainda é preciso fazer novas análises atualizando as necessidades. “Esse novo levantamento poderá definir os moldes que o parque vai funcionar e apontar as condições atuais da área. Para isso, entendemos que é fundamental envolver o poder público no trabalho e reforçar que além da preservação ambiental, a implantação do projeto vai garantir a geração de emprego e renda no município”, complementou.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Turismo da Câmara Municipal, vereador Zé do Pão (PTB), afirmou que a Casa Legislativa está à disposição para participar das discussões e auxiliar no que for preciso para que o projeto saia do papel. “A Casa Legislativa, através da nossa Comissão, está à disposição e de portas abertas para se inserir dessa discussão. Nosso papel é esse, lutar por projetos que são de importância para o município”, registrou.

Ao final da reunião, os vereadores apresentaram algumas propostas como a de uma visita à área onde o Parque será implantado, a realização de uma Audiência Pública para debater o tema, a construção de um calendário definindo os trâmites e atividades necessárias e já previstas sobre a questão, além da realização de campanhas educativas. “Pecamos muito ao não termos na nossa cidade uma Secretaria de Meio Ambiente. Esse é um erro de diversas gestões. Mas como representantes da população, estamos atentos e sensíveis a essa necessidade urgente. A partir deste momento, nós vereadores passamos a fazer parte deste time que segue na luta pela implantação efetiva do nosso Parque das Dunas”, finalizou o vereador Jackson (PT).   

"Nós tivemos um audiência púlica em Jauá, eu  representando a Câmara, e após essa audiência, nós observamos que precisavamos fortalelecer e trazer essa discussão com as caracteristcas e foco municipal. Esse parque precisa ser implantado, mas implantado com anunência do governo municipal, a gente entende que é imperativo que as dicussões estejam  passando pela Câmara de Vereadores, pelo Ministerio Público local, pelo Poder Executivo do nosso município, que é um dever de Elinaldo e secretaria especifica para tratar dessa pauta", contou o vereador Gilvan Souza (PR).

 

Câmara

Portal Abrantes

Mais de Câmara de Camaçari