Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Você sabia que existe o lado bom do estresse? Descubra as diferenças entre o eustress e o distress

De acordo com uma pesquisa, os brasileiros são os mais preocupados do mundo em controlar os níveis de estresse.

Compartilhar

 

Ao falar em estresse, geralmente pensamos em todas reações negativas que nosso corpo tem como insônia, dor de cabeça, mau humor, entre outros. Mas você sabia que existe o lado bom do estresse? Sim, ele existe e é conhecido como eustress. Esse lado do estresse se manifesta em situações como, por exemplo, quando estamos apaixonados, quando a pessoa vive a iminência de ser aprovada num processo seletivo importante, de ganhar um excelente bônus ou promoção no trabalho ou quando, de modo geral, nos sentimos muitos felizes ou eufóricos com determinada situação.


Quando sentimos o eustress, estamos num estado mental extremamente positivo, permitindo, com que a gente pense coisas positivas e haja deste modo também. No entanto, como tudo em excesso, o eustress também pode trazer malefícios para o corpo, como causar ansiedade, por exemplo.


Conhecer o estresse, todas as suas variáveis e a partir disso, melhorar a qualidade de vida é o objetivo da Campanha Janeiro Branco, pela prevenção ao estresse, lançada há cinco anos pela Clínica Viterbo.


Já o distress, não tem nada de bom. Ele é completamente o oposto do eustress, trazendo uma série de complicações para o corpo sofrimento mental, físico e espiritual à pessoa. A origem deste tipo de estresse são os sentimentos de: tristeza, abandono, desamparo, perda, tensão, medo, cansaço, desrespeito, ansiedade e desvalorização, por exemplo.


De acordo com uma pesquisa feita pela empresa Euromonitor em 20 países, o povo brasileiro é o que mais se preocupa em controlar o nível de estresse: 61% dos brasileiros consideram isso muito importante para manter uma boa saúde. No entanto, apesar da grande preocupação com o estresse, poucas pessoas sabem como combater esse mal, que pode estar associado a doenças como hipertensão, diabetes e alterações na tireóide. 

Durante a quinta edição da campanha, a Clínica Viterbo estará realizando ações nas redes sociais e também no site oficial (www.campanhajaneirobranco.com.br) para divulgar informações sobre como prevenir o estresse. Para isso, contamos com a colaboração da imprensa para divulgar essas ideias importantes para a saúde e bem estar dos baianos.

 

Raphael Minho

Mais de Saúde