Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Hidratação, repouso e boa alimentação são as principais dicas para recuperação de viroses

Compartilhar

 

Após a maratona de festas em Salvador, além do tradicional e extenso Carnaval, o corpo de muitos foliões começa a reagir aos excessos, desencadeando uma série de viroses. De acordo com o clínico geral da Vitalmed, Ricardo Estevam, aglomeração, má alimentação, exposição ao sol, excesso de atividades e pouco descanso são os principais motivos do aparecimento de doenças.

 

Segundo o médico, as pessoas que estão com quadro clínico de virose precisam tomar algumas precauções para evitar a proliferação e até mesmo os sintomas, que genericamente são congestão nasal, corpo mole, dor de cabeça e de garganta. “Hidratação, repouso e boa alimentação são as dicas principais. Caso os sintomas persistam, o ideal é procurar um especialista”.

 

Ricardo Estevam ainda faz um alerta em relação à automedicação. “O paciente precisa dar preferência a analgésicos comuns, como dipirona e paracetamol. No entanto, precisa evitar o uso de antibióticos e anti-inflamatórios. Esses medicamentos somente devem ser usados com prescrição médica, visto que podem provocar reações adversas ou mascarar sintomas mais graves”.

 

Quando procurar a emergência?

 

O médico Ricardo Estevam explica que é comum muita gente procurar a emergência, principalmente com quadro de virose, o que acaba provocando uma superlotação nos serviços médicos. No entanto, mais de 60% dos casos podem ser resolvidos diretamente com especialistas. “A população recorre aos hospitais, pois se sente segura de que ali, apesar da demora, será avaliada, fará exames e sairá com um diagnóstico. Mas, quadros simples podem tirar a vez de quem realmente está precisando de atendimento emergencial, ou seja, quando há ameaça iminente de morte. Parada cardiorrespiratória, hemorragias volumosas e infartos são alguns exemplos de emergência”.

 

Catharine Matos

Mais de Saúde