Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Escolas da rede estadual mobilizam alunos para inscrição no Enem

Compartilhar

 

As inscrições para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas até 17 de maio. Para dar suporte às escolas da rede estadual de ensino durante o processo, a Secretaria da Educação do Estado iniciou, nesta segunda-feira (6), o projeto Enem 100%, disponibilizando computadores com acesso à internet para que os estudantes possam se inscrever nas próprias unidades de ensino.

As inscrições são feitas exclusivamente no portal do Inep (enem.inep.gov.br). De acordo com o vice-diretor da Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos, no Bairro da Paz, Fernando Lima, a mobilização ajuda a dar mais confiança aos candidatos. “Esse é o momento de alimentar os estudantes com todo o apoio possível, para que eles possam realizar o sonho de ingressar no ensino superior. Estamos abertos para receber qualquer pessoa que queira se inscrever, seja um aluno ou morador da comunidade. Isso é importante porque alguns interessados, infelizmente, acabam desistindo de participar por não possuírem acesso à web em casa”, afirma. 

Ainda com o interesse dividido entre os cursos de informática e design, o estudante Marcos Suel vive a expectativa para o início de uma nova etapa. Ele realizou a inscrição do Enem na própria escola. “Eu me sinto preparado, mas ficar nervoso é inevitável. Fiquei feliz que hoje pude fazer a inscrição com meus colegas. A gente se apóia. É um sentimento gostoso saber que nós vamos passar por isso juntos”, destaca. 

Outras ações

Além da mobilização dos estudantes para a inscrição, o Enem 100% envolve o fortalecimento da aprendizagem, por meio do projeto Redijaê e dos Aulões de Revisão. Os aulões, promovidos no período de 15 de julho a 25 de outubro, no Auditório da Secretaria da Educação, visam ampliar as competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, com foco na melhoria do desempenho no Enem. 

Já o Redijaê é uma ação para fortalecer a produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), com foco na melhoria da proficiência escrita dos estudantes. Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: 'Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo'; 'O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro'; e 'Imigrações e a crise dos refugiados'. 


 

Mais de Educação