Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Política

*Geraldo Junior concede Medalha Zumbi dos Palmares ao ator Antônio Pitanga*

Compartilhar

 

Considerado um dos grandes gênios da dramaturgia brasileira, Antônio Luiz Sampaio Pitanga, ou simplesmente Antônio Pitanga, completará 80 anos no próximo dia 6 de junho. E é nesta data que ele receberá da Câmara de Salvador a Medalha Zumbi dos Palmares. De iniciativa do presidente da Casa, vereador Geraldo Junior (SD), a entrega da condecoração ocorre em sessão solene nesta quinta-feira, às 15h.

O ator construiu laços na capital baiana, justificada pela homenagem. “Havia completado 51 anos do ocaso formal da escravidão, e a eclosão da segunda guerra mundial se aproximava, mas Salvador era presenteada com a chegada de um novo rebento descendente da população negra aquilombada e resistente, que depois ingressaria na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia para aprimorar o dom nobre e protagonizar grandes obras no teatro, cinema e televisão. O aforismo “baiano não nasce, estreia” é perfeitamente aplicável ao filho de Dona Maria da Natividade, o soteropolitano do Pelourinho, o filho ilustre da cidade de Salvador, Antônio Pitanga”, descreve a justificativa apresentada pelo presidente. 

“Pitanga orgulha a Bahia pelo trabalho que realiza, pelo compromisso que tem com as questões vinculadas à defesa dos direitos humanos, ao acesso e promoção da cultura, e por ser um exemplo de pai. Seus filhos Camila Pitanga e Rocco Pitanga são dois grandes artistas com reconhecimento nacional e seguem a trajetória de engajamento pela democracia e do desenvolvimento do povo brasileiro”, reforça Geraldo Junior.
 

 

CÂmara Salvador

Mais de Política