Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Meio Ambiente

Comunidade 'abraça' Lagoa do Abaeté em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Compartilhar

 

Na manhã desta quarta-feira (05), o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, participou de um abraço simbólico na Lagoa do Abaeté em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação, organizada pelo Fórum Permanente de Itapuã – FPI, teve como objetivo chamar a atenção para a defesa e preservação do Parque Metropolitano do Abaeté, histórico santuário ambiental do bairro e da cidade de Salvador.

Para o secretário do Meio Ambiente, a participação da sociedade é imprescindível para a preservação dos espaços de reserva em áreas urbanas. “Ouvir a comunidade será o ponto inicial aqui. O nosso compromisso é tornar o meio ambiente uma pauta positiva e precisamos que todos estejam envolvidos. Queremos que esse espaço se torne atrativo, nos aspectos ambiental, social, turístico e econômico. E para isso precisamos dialogar com todos que vivenciam o dia a dia desse patrimônio. Se construirmos juntos, esse sonho se tornará realidade”, afirmou João Carlos.

Participaram do abraço simbólico alunos dos colégios estaduais Lomanto Júnior, e Rotary, da escola municipal Malê Debalê, baianas da Associação das Baianas de Acarajé, ambientalistas, biólogos, músicos, moradores do bairro, membros do Conselho Gestor da APA (Área de Proteção Ambiental), gestores do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA); técnicos da Conder, o Superintendente de Política e Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Claudemir Nonato, a deputada Estadual, Fabíola Mansur, o deputado Estadual Jacó, a vereadora Marta Rodrigues, e o vereador Marcos Mendes. 

“Vamos trabalhar junto com o Inema para atender as reivindicações da comunidade. Nossa perspectiva é atuar no sentido de devolver ao Abaeté o apelo turístico que sempre teve, um Abaeté prazeroso e que dê vontade de ser visitado”, afirmou o superintendente Claudemir. O diretor do colégio Estadual Lomanto Júnior, Ricardo Monteiro, ressaltou a importância do evento. “Primeiro para chamar a atenção da comunidade e do poder público para a questão ambiental, e segundo para despertar na consciência dos jovens estudantes o sentimento de pertencimento a este espaço. Dessa maneira conseguiremos formar agentes transformadores da sua realidade”, afirmou.

APA Lagoas e Dunas do Abaeté - Tem uma área de aproximadamente 1.800ha e está localizada na porção extrema nordeste de Salvador, representando o ponto de intersecção com o Litoral Norte da Bahia, vetor de expansão urbana da região metropolitana. A área da APA apresenta um ambiente típico de restinga com suas lagoas de coloração escuras intercaladas por dunas de areia branca móveis, semimóveis ou fixas, recobertas por vegetação arbórea, arbustiva e herbácea que desempenha um papel relevante na fixação das dunas e proteção do sedimento contra a erosão. A fauna se destaca com grande variedade de animais silvestres.

http://www.meioambiente.ba.gov.br/2019/06/11753/Comunidade-abraca-Lagoa-do-Abaete-em-comemoracao-ao-Dia-do-Meio-Ambiente.html


 

Sema

Mais de Meio Ambiente