Facebook
  RSS
  Whatsapp

Praça Desembargador Montenegro sedia 1ª Feira Junina da Sedap

Compartilhar

 Foto: Josué Silva

Começou nesta segunda-feira (20/6) a 1ª Feira Junina da Agricultura Familiar, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Desenvolvimento e Pesca (Sedap), que visa oferecer aos produtores do campo mais um espaço para comercializarem os produtos típicos cultivados nas diversas localidades da zona rural do município. A ação segue até a quarta-feira (22/6), sempre das 6h às 15h, na Praça Desembargador Montenegro.

Satisfeito com a execução de mais um projeto para o pequeno agricultor de Camaçari, o gestor da Sedap, Antonio Falcão, destacou o compromisso do prefeito Elinaldo Araújo em fortalecer a atividade agrícola na cidade. “Nosso prefeito sempre diz, que devemos fazer tudo o que for possível e legal, para melhorarmos a vida das pessoas, e esta feirinha é mais uma ação do governo para promover nossos trabalhadores do campo, a partir da geração de renda, sobre o que produzem”, comentou o secretário.

Entre os agricultores que participam da iniciativa está a moradora de Cancelas, localidade pertencente ao Distrito de Monte Gordo, Simone do Vale, que montou sua barraca com produtos extraídos da mandioca, aipim e coco. Para ela, que trabalha junto com sua irmã Cristiane do Vale, e planeja expandir sua produção, a iniciativa da feira é “mais uma porta que se abre para expormos nossos produtos, e fazer nossa qualidade e ótimos preços conhecidos de todos”.

Trabalhando na barraca de milho do seu pai agricultor, a estudante Vitória de Oliveira, de 22 anos, disse que é a primeira vez que participa de uma feira na cidade. “Nunca trabalhei em uma barraca como esta, mas meu pai está muito animado, então me motivou a ficar aqui estes três dias”, comentou a jovem, que é moradora do Parque das Mangabas.

Outra feira que também está atraindo grande público interessado nos produtos juninos, é a Feira do Milho, que acontece desde o dia 13/6 no estacionamento localizado no fundo do Centro Comercial. O administrador do órgão, que é vinculado à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), Edson dos Santos, mais conhecido como Dinho da Feira, comentou sobre os trabalhos, “neste espaço as pessoas ficam à vontade para fazerem suas compras, e encontram feirantes alegres e dispostos a vender os melhores produtos, com os melhores preços”.

Dos permissionários que comercializam no local, um dos mais animados é Luciano dos Santos, cujas expectativas estão bem altas. “Eu tenho aqui mais de duas mil espigas de milho, e até sábado [último dia da feira], vou vender tudo”, comentou o feirante, que aproveitou para agradecer ao prefeito e todos os organizadores. “Sempre participo da feira do milho, desde que foi criada, e é gratificante, pois é mais um espaço que a gente pode utilizar para aumentar nossas vendas”.

Além do milho, a população encontra no mesmo espaço, amendoim, laranja, licores de vários sabores, coco, aipim, mandioca, tapioca e muitos outros produtos que são consumidos nas festas juninas. O diferencial para o período são os grupos musicais que se apresentam todos os dias das 10h às 12h e das 14h às 16h, em um palco montado no mesmo espaço. Na quarta-feira (22/4), às 14h, está prevista a apresentação da tradicional quadrilha de Parafuso, e no dia seguinte, no mesmo horário, o cantor Ed Xote traz o forró pé de serra para embalar a todos.


 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari