Facebook
  RSS
  Whatsapp

Grupo realiza manifestação durante abertura dos trabalhos Câmara de Camaçari, em apoio a idosa agredida no município

Compartilhar

 

Um grupo com cartazes em mãos pedindo justiça pela idosa Iná Souza Santos, 68 anos, agredida na madrugada do último dia 23, no bairro da Gleba C, pelo ex-companheiro, realizou uma manifestação de forma pacifica na manhã desta terça-feira (28/02), durante a Sessão Solene de abertura dos Trabalhos Legislativos de 2023. Uma comissão de manifestantes foi recebida pela Casa.

Entre o grupo, estava a sobrinha da idosa, Graciela Santos Barbosa, que na oportunidade solicitou da Casa a realização de uma Audiência Pública para tratar do crime de feminicídio. “Espero que não seja só pautado em conversa esse momento, por isso vamos retornar amanhã para colocar em prática nosso pedido. Tem muitas ‘Inás’ no mundo, quantas mulheres estão passando pela mesma coisa, que sofrem, morrem, são agredidas o tempo todo, vivem em casa sendo coagidas, que não conseguem dar uma queixa porque os maridos ameaçam. O caso de Iná hoje representa uma luta de todas as mulheres”, ressaltou.

O pedido do grupo foi atendido pela vereadora Professora Angélica (PP), que vai ampliar o debate em plenário. “Estou indignada com esse caso, acabei de saber que nem assistência jurídica a família está tendo, solicitei aos nossos parceiros que possam dar essa assistência a elas. Sempre digo que só sabe o que uma mulher passa, outra mulher. Isso não é assunto político, todos os dias mulheres passam por isso. Lugar de mulher é onde ela quiser, mas precisamos de apoio, e a casa vai dar através da Audiência”.

A primeira-dama do município, Ivana Paula, se comprometeu a participar de todos os debates públicos que envolvam o tema, contando com o apoio das pastas do governo. “Eu vou participar da Audiência Pública, todas as secretárias da gestão também, assim como outras mulheres, amigas, mães, porque que isso poderia ter acontecido com qualquer uma de nós”, afirmou.

A secretária da Mulher, Fafá de Senhorinho, salientou que desde o início colocou sua equipe a disposição da família. “Essa manifestação aqui hoje foi importante para chamar a atenção de todos os órgãos públicos. Na Audiência todos terão a oportunidade de se manifestar e ajudar de alguma forma esse caso e de tantos outros que acontecem infelizmente no nosso município”.

Para a representante do Instituto Conexão Feminina, Ana Gomes, o apoio da Casa Legislativa vai fortalecer a luta das mulheres. “São dezenas, centenas de casos que acontecem aqui em Camaçari. A gente vem alertando sempre para que as mulheres digam não ao primeiro sinal de violência. Hoje aconteceu algo maravilhoso nesta Câmara, que foi esse acolhimento a essas mulheres que estão clamando por justiça”, exaltou.

Mais de Camaçari