Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sedec beneficia empresários de Monte Gordo com Central Itinerante

Compartilhar

 Foto: Jean Victor

Com o objetivo de facilitar o acesso de pequenos empreendedores do município, que residem em localidades mais afastadas do Centro da cidade, aos serviços oferecidos pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), nesta terça-feira (11/7), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Central Itinerante contemplou os empresários do distrito de Monte Gordo.

O coordenador da Central Itinerante, Everaldo Vieira, explicou a proposta da ação, que também já aconteceu nas localidades de Areias, Vila de Abrantes, nos residenciais Caminho do Mar e em Parafuso. “Descentralizamos os serviços da pasta pensando na comodidade de todos que desejam atendimento, e a parceria firmada com o Sebrae garante a melhor forma de orientar e capacitar este público”, disse Everaldo ao pontuar que a ação em Monte Gordo trouxe uma boa surpresa para a equipe, e explicou que “hoje, os alunos da escola, que já sonham com um projeto de negócio e têm um pensamento empreendedor, pediram para assistir nossa palestra e estão bem motivados”.

O analista técnico do Sebrae, Josiel Pereira, comentou que, em geral, cada edição da Central Itinerante atende entre 20 a 30 pessoas. Através da estrutura, o público, além de poder receber atendimento para parcelamento e emissão de segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); emissão de alvará; empréstimo do CrediBahia, entre outros serviços; também tem a oportunidade de receber capacitação técnica. “Damos cursos sobre área de vendas, marketing digital, posicionamento na internet, gestão e finanças. Hoje, trazemos uma palestra com foco na promoção das vendas pela internet”, explicou Josiel.

Fernanda Becevelli, responsável por ministrar a palestra “Ampliando as Minhas Vendas com o Digital”, destacou que “as redes sociais garantem maior visibilidade e, consequentemente, mais vendas”. A palestrante destacou, ainda, que no período pandêmico “houve uma explosão de vendas pelo on-line, e hoje, quando alguém pensa em comprar, a primeira coisa que faz é buscar informações na internet”. Com o objetivo de demonstrar que o negócio no ambiente físico é importante e a presença digital é fundamental na atualidade, Fernanda completou dizendo que “quem não é visto, não é lembrado; e quem não é lembrado, é substituído”.

O sonho de ser uma profissional famosa na área de designer de unhas, a estudante de 15 anos, Letícia Alves, moradora de Coqueiros de Monte Gordo, acompanha diversas redes sociais que apresentam trabalhos referentes ao segmento do seu futuro negócio. “Gosto de pesquisar sobre o assunto e assisto vários vídeos que explicam como se faz unhas em gel. Meu próximo passo é fazer um curso específico para me aperfeiçoar”, disse a jovem. A futura empreendedora comentou, também, que participar da palestra mostrou, “que internet não é só entretenimento e passatempo, mas também pode me ajudar a conquistar clientes e ganhar dinheiro”.

“Atualmente, apresento meu trabalho de porta em porta, mas quero aprender a divulgar também nas redes sociais”, pontuou Maria Oliveira, 60 anos, que após ser demitida do hotel onde trabalhava, encontrou na confecção de acessórios para animais de estimação e crianças, uma oportunidade de lucro financeiro. A pequena empresária, que ficou sabendo da capacitação através das redes sociais oficiais da Prefeitura de Camaçari, declarou que, “preciso criar estratégias para ampliar meu leque de clientes, e sei que a internet vai me ajudar muito, por isso, vim participar e estou muito animada com todas as possibilidades”.

A próxima edição da Central Itinerante acontece no bairro Nova Vitória, no Centro de Educação Municipal Paulo Freire, localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima. Todas as atividades são gratuitas. Para o acolhimento de pessoa física, é necessária a apresentação do RG ou do CPF; para pessoa jurídica, o comprovante do CNPJ.

Agencia de Notícias

Mais de Alagoinhas