Facebook
  RSS
  Whatsapp

Acontece em Camaçari no mês de junho um evento de confeitaria e gastronomia apoiado pela Secult

Compartilhar

 

No segundo semestre de 2024, Camaçari vai ganhar um evento de confeitaria e gastronomia, apoiado pela Secretaria de Cultura (Secult) do município. O Portal acompanhou uma reunião entre as organizadoras da iniciativa, as chefes Dora Alves e Jerusa Arevalo, com a secretária Márcia Tude, na última quarta-feira (06/03).

Segundo a master instructor, Dora Alves, que mora em Jauá, a ideia do evento é trazer grandes confeiteiros do país para que possam passar suas experiências, técnicas e vivências para os participantes. A ex-professora do SENAC, SENAI e do Instituto Mix de Profissões, deseja que o encontro “atinja o maior público possível da área, não somente de Camaçari, mas da região metropolitana”, disse.

Moradora de Vila de Abrantes, a confeiteira Jerusa Arevalo contou que o projeto “nasceu do coração de Dora” e que ela ficou muito feliz em ser convidada para participar da organização. “É um projeto que aquece a nossa profissão de confeitaria e gastronomia, trazendo novidades na área e o empreendedorismo, porque muita gente começa na cozinha de casa, aos poucos e às vezes não tem condições de fazer um curso mais elaborado, e esse evento vai trazer aulas demonstrativas onde essas pessoas que estão iniciando vão ter mais oportunidades de ver de perto cada técnica”, explicou.

Jerusa traz para o evento a sua experiência em já ter participado de competições no Brasil e no exterior, onde com a medalha de bronze no Thecakeshows Arranjo Floral 2019, em Birmingham, na Inglaterra. “Além de incentivar o empreendedorismo na área, no evento empresas farão demonstrações de diversos produtos como formas, brilhos, tudo que a confeiteira usa no momento. Vamos trazer muitas novidades”, afirmou.

Na oportunidade as confeiteiras convidaram a secretária da Secult, Márcia Tude, para ser a madrinha do evento. “Será uma honra, muito feliz com o convite. Eu acho muito interessante, primeiro porque a gastronomia é um dos segmentos da cultura, mas é um segmento pouco explorado pela área cultural e pouco fomentado, porque assim como a arquitetura, as novas mídias, são segmentos que vão surgindo na efervescência da cultura contemporânea e a gente tem que abraçar. As meninas disseram uma coisa muito importante, que trata da relação afetiva com o alimento, isso é ancestral, um ato de sobrevivência, acima de tudo. Então, eu fico muito feliz por elas transformarem esse ato de se alimentar num momento muito gostoso, doce, colorido, cheiroso, acho que a gente vai fazer um belíssimo evento e vai deixar a saudade para que tenha essa calendarização permanente, que é o fomento da gastronomia tão necessário”.

O evento provavelmente vai acontecer no Horto Florestal Linaldo da Silva, com data prevista para 29 e 30 de junho. O processo de inscrição ainda será definido e divulgado nas redes sociais da Secult.

Mais de Camaçari