Facebook
  RSS
  Whatsapp

Cortejo religioso em Arembepe mistura fé, alegria, política e movimenta a economia local

Compartilhar

 

Uma multidão marcou presença no último cortejo religioso, do ciclo de lavagens da costa de Camaçari em 2024, realizado em Arembepe, na manhã da última sexta-feira (08/03). Uma festa tradicional, marcada por demonstrações de fé, alegria, cultura, disputa política e aquecimento do comércio local.

O cortejo saiu da Volta do Robalo, em direção a Paroquia São Franscisco de Assis, padroeiro da localidade. A Lavagem de Arembepe é considerada o maior dos festejos populares da costa. “É uma festa que tem um reflexo grande na região metropolitana. A gente espera e sabe que acontece a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico. Você ver o micro e pequeno empreendedor vendendo seu caldo de cana, seu churrasquinho, sua cerveja e isso ajuda as pessoas a manter a casa, a família. Então essa festa não é só um ciclo cultural, mas econômico, enfim, ajuda a quem mais precisa”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (Sedec), Waldy Freitas.

Para nativos e comerciantes de Arembepe, a Lavagem é bastante aguardada. “Foram dois anos de pandemia e as pessoas estão retornando, saindo as ruas. Acredito que o fato de Arembepe estar no centro da orla conta muito, essa é a maior festa da costa de Camaçari, só perde para o Camaforró na sede. Um evento que também é um espaço político de disputa. Tem a questão do aquecimento da economia de empresários, não só de Arembepe. As atrações estão boas e tem tudo para ser quatro dias de um evento bem interessante”, pontuou a ambientalista e comerciante, Fabiana Franco.

Para garantir a alegria e segurança dos foliões, toda uma estrutura foi ofertada pela Prefeitura de Camaçari. De acordo com prefeito Elinaldo Araújo, a população está celebrando também as grandes obras e importantes intervenções realizadas em Arembepe.

“A população está feliz, está participando com alegria desse cortejo que é tradicional. A lavagem agora se transformou em um festival de sucesso na Bahia toda. Só recebi carinho, palavras de apoio e gratidão por tudo que já realizamos aqui em Arembepe. Então é só celebrar essa festa que é considerada a ressaca do Carnaval, que movimenta a economia, que atrai turistas e quem ganha é o povo”, salientou o chefe do executivo.

Com muita alegria e debaixo de sol forte, populares e autoridades políticas percorreram quase dois quilômetros até a Igreja de São Franscisco de Assis, na Praça Salustiano, onde acontece o banho de cheiro e os discursos. “É uma festa linda, com grande participação da população. Estou aqui emocionado com o carinho que tenho recebido e Arembepe reconhece o nosso trabalho. Esse é um momento importante de celebrar e também de falarmos do futuro dessa cidade. Temos que planejar Camaçari e população já disse que quer viver um novo momento”, declarou o pré-candidato a prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos.

 

Mais de Camaçari