Facebook
  RSS
  Whatsapp

Vereador Tagner celebra os 76 anos da Câmara Municipal e relembra que na juventude era frequentador assíduo da Casa

Compartilhar

 

Com uma Sessão Especial, a Câmara Municipal de Camaçari celebrou na última quinta-feira (22/03), os seus 76 anos de fundação. O vereador Tagner (PT), destacou em entrevista ao Portal, que acompanhou muitas sessões e atividades em plenário, antes de ser eleito parlamentar, e que a Casa Legislativa é um poder consolidado na cidade.

Durante os discursos de ex-parlamentares convidados, o vereador Tagner foi citado por sua presença frequente na Câmara. “Gostava das sessões na época da juventude, muitos colegas achavam chato, mas eu adorava. Lembro que José Cupertino era um bom orador nessa Casa, a ex-vereadora Maria Del Carmen, também. A ex-vereadora Luiza Maia, que foi presidente, penso que ela foi a que mais realizou, do ponto de vista da estruturação e da participação popular. Na gestão de Bira Coroa a Câmara ficava lotada dos movimentos sociais. O Téo Ribeiro e o José Marcelino também são duas figuras que têm uma representação muito importante na minha trajetória política. E hoje eu me encontro do outro lado, na missão e na responsabilidade da vereança. Então, a gente está na legislatura com muito mais facilidades e acesso à informação, porém, com muitos mais desafios, porque é uma cidade que chega a 300 mil habitantes, que as demandas sociais aumentam, que a exigência de um planejamento de uma cidade determina e exige dos políticos”, exaltou.

Para o vereador Tagner, aos 76 anos de fundação, a Câmara “é uma jovem idosa”, e que precisa “dar um salto de qualidade”. “Eu acho que a gente precisa repensar esse formato, e eu sou muito contra de que a gente só pode fazer sessão aqui na Câmara. Eu acho que está errado esse formato. Nós precisamos regionalizar e movimentar esta Casa. Não podemos ficar apenas no debate político-partidário, e que vai chegar esse momento. Tem que ser o debate de como ajudar e resolver os problemas da cidade. Eu estou muito feliz ao chegar no nosso último mandato dessa legislatura com algumas realizações. Por exemplo, lá no bairro onde eu moro, na Gleba C, tinha um sonho da entrega da escritura do documento daquela comunidade e um processo que se arrastava no Fórum de Camaçari de mais de 30 anos. E através do nosso mandato, nós fizemos todas as articulações com o juiz da cidade, com o desembargador do Dr. Zé Retondando e uma indicação da Câmara, que ajudou e promoveu esses debates, e hoje já fizemos um mutirão, para entregar 1.200 escrituras”, salientou.

Segundo o vereador Tagner, a Câmara avançou muito na última legislatura. “Chegou aqui uma nova leva de vereadores, que acredito que está mais presente no dia a dia da periferia. A gente encontra vereadores hoje em um dia de domingo, sábado à noite e madrugada na cidade. Teve avanços, acho que o elevador, a reformulação da Lei Orgânica e a criação da Comissão da Pessoa Idosa são avanços. Claro, temos que avançar mais. O novo prédio da Câmara e energia solar são sonhos. Então, a gente tem ainda alguns desafios e o maior é trazer ou levar a Câmara para mais perto do povo”, disse.

Em relação ao aumento de parlamentares na Casa, de 21 para 23, o petista disse que é totalmente a favor. “Deixo bem claro isso e não me escondo na votação, porque acredito que quando a gente amplia as cadeiras, amplia também as possibilidades de trazer pessoas com vontade, com gás, com energia para vir para cá”, finalizou.

Mais de Camaçari