Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Entretenimento

Selo Bandeira Azul: Camaçari e Salvador são únicas cidades do Nordeste com mais de uma praia na lista

Compartilhar

 

A Bahia foi destaque na lista de praias que receberam a Bandeira Azul na temporada 2023/2024. Salvador e Camaçari foram as únicas cidades do Nordeste que apareceram mais de uma vez na lista de contempladas pelo selo, que assegura que o local oferece os mais altos padrões de saúde, segurança, serviços, qualidade da água e educação ambiental.

O selo é promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e operado no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). Pelo quarto ano consecutivo, Camaçari aparece na lista com duas praias, Guarajuba e Itacimirim – a primeira recebe o selo há cinco anos. Já Salvador consegue o feito pela primeira vez, aparecendo na lista com as praias Vibração e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe.  

Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. "No Brasil, a resolução utilizada como referência é a CONAMA 274. Portanto, a praia ou marina deve cumprir completamente os requisitos de amostragem e frequência regidos por essa legislação", explica Valdo Pontes, gerente de laboratório da Cetrel, empresa que realiza a análise das praias de Camaçari. 

 Segundo Pontes, a Bandeira Azul é concedida para praias que possuam pelo menos um ponto de coleta para análise de qualidade de água. Além disso, atividades de educação ambiental devem ser oferecidas aos usuários das praias e um comitê de gestão ambiental deve ser estabelecido, com foco nas questões de segurança e serviço.  

"Dentre os critérios obrigatórios para obter o selo Bandeira Azul nas praias estão: a análise da qualidade da água, avaliando os parâmetros microbiológicos Escherichia coli e Enterococos, que devem apresentar resultados excelentes, não bastando apenas ser considerada como própria. Outros parâmetros físico-químicos que devem ser monitorados são: pH, óleos e materiais flutuantes", enumera o gerente de laboratório da Cetrel. Desse modo, o selo assegura aos banhistas e turistas em relação a qualidade da água e de programas ambientais sustentáveis utilizados no local, o que pode alavancar o turismo na região.  

De acordo com Lúcia Bichara, subsecretária de turismo de Camaçari, a obtenção do selo demonstra uma preocupação com a gestão com a sustentabilidade. "Para cumprir esses 32 critérios precisamos desenvolver um turismo sustentável, que envolve a comunidade, o setor público e privado, a importância da limpeza das praias, sobre a reciclagem. Também é necessária uma preocupação com a segurança, disponibilizar serviços turísticos. Isso corrobora com a nossa postura de proteção ao meio ambiente", afirma Bichara.

A subsecretária de turismo de Camaçari revela também que o município busca conquistar o selo para outras 3 praias até 2026. "A gente tem 42 quilômetros de costa com praias belíssimas, com restinga e com tudo o que é necessário. A gente só precisa adequar alguns outros critérios, mas o nosso objetivo é aumentar essa bandeira nas praias de nossa costa", diz.  

Mais de Entretenimento