Facebook
  RSS
  Whatsapp

Emoção dá o tom da Sessão Especial realizada pelo vereador Gilvan na Câmara de Camaçari

Compartilhar

 

Discursos emocionados marcaram a Sessão Especial de entrega de títulos, honrarias e troféus, realizada na Câmara Municipal de Camaçari, na tarde da última segunda-feira (25/03). A atividade foi requerida e presidida pelo vereador Gilvan Souza (PSDB), que homenageou diversas personalidades da cidade, que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento da cidade, nas mais diversas áreas.

Em entrevista ao Portal o parlamentar exaltou a importância de reconhecer o trabalho dessas figuras que buscam a inclusão plena. “Aqui estão pessoas que cuidam de gente, e parece que a gente está lendo o mesmo currículo, mas é porque nós encontramos gente que tem compromisso com a inserção social, com todos os aspectos de acessibilidade, não só de estrutura, mas de economia também, que é direito a ter acesso via política pública a cadeira de roda, órtese e prótese, olho biônico, aparelho auditivo, e hoje homenageamos aqui projetos diversos, que fazem transformação e inserção das pessoas em condições e direito de igualdade”, destacou o vereador Gilvan Souza.

Natural de Vitória da Conquista, o empresário Humberto Leite recebeu o Título de Cidadão Camaçariense e externou sua gratidão ao município. “Camaçari é uma cidade que me fez me sentir mais gente, me fez participar do dia a dia das pessoas, e sou muito grato a Camaçari. Morei em São Paulo 16 anos, no Rio de Janeiro por 3 anos, em Salvador por muitos anos, mas foi essa cidade que me deu oportunidade para tudo, para eu conseguir ser quem sou. Estou muito orgulhoso e horando, agora tenho mais compromisso e responsabilidade com Camaçari”, disse.

A Medalha Desembargador Montenegro foi entregue a Jailson Guerra, por seu trabalho na área de educação. “Essa homenagem não resplandece apenas na minha vida, mas a vida de toda a comunidade que nós trabalhamos, a quem servirmos, ela é quem na verdade é merecedora dessa medalha, porque foi diante da vida delas que nós fizemos um trabalho com a Escola de Jovens e Adultos, onde eles se formaram, aprenderam a ler, a escrever. Pessoas que começaram do zero, hoje já concluíram o segundo grau, já assinam seus documentos, não mais com a digital. Então, isso é um presente para a nossa vida”, pontuou.

Um dos momentos mais marcantes da Sessão foi durante a entrega da Medalha Irmã Dulce a senhora Lícia Mattos, por toda sua história de dedicação a APAE Camaçari. Com lagrimas nos olhos, o vereador Gilvan Souza lembrou com carinho do filho da homenageada, seu assessor parlamentar Fábio Mattos, que morreu este ano.

Dona Lícia muito emocionada, agradeceu a honraria e dedicou a Medalha ao seu filho. “Muito obrigada, quero agradecer a cada pessoa da APAE pela força, começando pelo gestor, cada aluno, cada professor, a todos. Agradecer a equipe de Fábio que fez esse evento com tanto carinho, sabendo que estava representando ele, com aquele cuidado que ele sempre teve, eu sinto a presença dele aqui nesse momento, estou grandemente emocionada, porque eu sabia que vindo pra cá eu encontraria cada pedacinho dele aqui. [...] Quero agradecer a Gilvan, não por você ser vereador, mas pelo grande homem que é, porque honrou com sua presença e de sua esposa, todo momento da doença de Fábio. Eu tenho muito orgulho de ser considerada por você como uma mãe”, declarou ao parlamentar.

Diversas figuras estiveram presentes da Sessão, a exemplo do Mestre Grandão, do Grupo de Capoeira Engenho, que se apresentou no evento. “Um dia muito especial para quem faz inclusão em Camaçari, e o vereador Gilvan Souza é a nossa maior expressão de inclusão na cidade, é o cara que levanta essa bandeira, e fazer essa homenagem no dia de hoje, na despedida dele da Casa, para várias pessoas que também fazem inclusão no município, é muito importante porque motiva, nos dá forças para que a gente continue fazendo esse trabalho que a gente tanto ama, que é incluir pessoas na sociedade”.

Dona Ana, mãe do chefe do executivo municipal, também prestigiou a atividade. “Estou aqui representando Elinaldo e Ivana Paula. Fiquei muito grata pelo convite, eles não puderam vir. E foram homenageadas pessoas que trabalham bem por Camaçari, assim como meu filho e minha nora fazem graças a Deus”.

Ainda durante a Sessão aconteceu a 4º Edição do Prêmio Camaçari da Inclusão, destinado a personalidades que trabalham pela autonomia, inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência. 

Mais de Camaçari