Facebook
  RSS
  Whatsapp

Em coletiva de imprensa Setur apresenta como será o 1º Festival Gastronômico de Camaçari

Compartilhar

 

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã da última terça-feira (26/03), a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Turismo (Setur), apresentou para os profissionais de comunicação da cidade, como será realizado o 1º Festival Gastronômico de Camaçari – Sabores e Saberes. O evento vai contar com uma parceria entre o executivo municipal, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

Em entrevista ao Portal, a secretaria Cristiane Bacelar explicou que o objetivo do festival é fomentar a economia e o turismo de Camaçari. “Queremos evidenciar a atividade do turismo, se tornando protagonista junto com a indústria. A gente precisava criar ações que mobilizassem e evidenciassem isso de uma forma muito promocional, onde chamamos pra cá os olhares, os holofotes da atividade para Camaçari. Com o Festival Gastronômico queremos fortalecer a nossa gente, através do setor gastronômico, com bares e restaurantes de toda a nossa cidade, onde isso vai gerar um impacto socioeconômico nas localidades, porque nosso formato justamente é abranger a cidade toda e não fazer um evento em uma arena fechada, mas sim fazer com que as pessoas percorram os quatro cantos de Camaçari, fomentando o turismo, aumentando a capilaridade turística, porque nossa cidade não é apenas sol e mar”, destacou.  

O Festival vai englobar bares e restaurantes da sede, costa e zona rural do município. “É um projeto que a gente já vem construindo há um tempo, e nossa ideia é fomentar a gastronomia local, é mostrar para a Região Metropolitana, para a Bahia, para o mundo, o que Camaçari tem de potencialidade, como uma estrutura muito boa de restaurantes montados, e a gente acredita que é extremamente importante está divulgando, dando mais visibilidade, e sabemos que um Festival como esse contribui muito, não somente pela divulgação que ele tem, mas porque a gente pensou em um formato onde não tem só sabores, mas saberes também. Todo processo de formação, de qualificação, de manutenção desses restaurantes, nós estamos investindo desde 2018, onde nós conseguimos atender com consultorias, desde a criação de uma logomarca. E agora o grande espetáculo desse Festival vai acontecer dentro dos restaurantes com os pratos, com a apresentação, com o serviço prestado, com o cliente podendo disfrutar do que a gente tem de melhor, uma gastronomia rica de sabores fantásticos e de um momento de lazer”, ressaltou o gerente das Agências Sebrae Camaçari, Daniel Santana.

A subsecretaria de Turismo, Lucia Bichara deu mais detalhes do que será ofertado no Festival, pré-agendado para começar no segundo semestre desse ano. “Estamos preparando consultorias com chefes de cozinha, que vão orientar todos os restaurantes inscritos. Até esse momento temos 20 restaurantes participando, mas com certeza com a ampliação do prazo de inscrição esse número vai aumentar. Então será um Festival que vai marcar, vamos concorrer com outros municípios que já fazem eventos assim, mas de forma diferente, tendo ingredientes da nossa região, fortalecendo nossos bares e restaurantes, e com certeza será o primeiro de muitos que faremos. Dentro desse contexto apresentamos cinco roteiros atrativos, históricos, culturais, que são a Aldeia Hippie em Arembepe, o Quilombo da Cordoaria, a Capril Kadosh em Vila de Abrantes, Casa do Mensageiro e o Grupo Espermacete”.

A bejuzeira, Jaciara Santana Calheiros da Cordoaria, presente na coletiva, comemorou a inclusão da sua comunidade entre os roteiros turísticos. “Lá temos diversas bejuzeiras, chefes de família, e por isso a importância de estarmos dentro desse roteiro, porque vai fomentar a economia da nossa localidade, vai dar visibilidade a nossa comunidade. Estamos muito felizes, já recebíamos os turistas de forma muito espontânea, mas com o processo de formação, capacitação, vamos recebê-los de maneira mais correta, e eles vão poder vivenciar como é feito o beiju, experimentar o café tradicional Quilombola. Com o processo pandêmico as visitas desaceleraram na Cordoaria, mas com o Festival vamos voltar a todo vapor”, celebrou.

Mais de Camaçari