Facebook
  RSS
  Whatsapp

Portal acompanha visita técnica na nova sede do Colégio Estadual de Abrantes, uma demanda solicitada pelo site

Compartilhar

 

Sempre presente nas atividades realizadas nas antigas instalações do Colégio Estadual de Vila de Abrantes (CEVA), que ocupa um prédio cedido pela Prefeitura de Camaçari, o Portal, ouvido a comunidade escolar, iniciou uma campanha para que a escola ganhasse uma sede própria e maior, com a finalidade de atender a gama de alunos do ensino médio, moradores do distrito e região. Nesta quarta-feira (27/03), aconteceu uma visita técnica nas obras que estão em fase de conclusão da nova unidade.

Ao lado da subsecretária de Educação do Estado, Rowenna Brito, do secretário de Relações Institucionais do Estado, Luiz Caetano, dos vereadores Tagner (PT), Dentinho do Sindicato (PT) e Vavau (PSB), além de engenheiros, técnicos da Conder, pais de alunos e lideranças comunitárias, acompanhamos a vistoria dos espaços. Serão ofertadas 24 salas climatizadas, piscina, quadra poliesportiva, arena de lutas, restaurante estudantil com cozinha industrial e um auditório para 200 lugares.

De acordo com a subsecretária, Rowenna Brito, por conta do grande número de alunos matriculados nesse ano letivo, a pasta está correndo contra o tempo para inaugurar o CEVA. “A partir do dia 15 de abril já queremos que os estudantes experimentem a sala de aula, os ar-condicionado, a questão da acústica, o piso, todo esse movimento do bloco pedagógico, e no final de abril queremos que eles já experimentem o restaurante estudantil, pra gente testar a fossa sumidouro, enfim, todos esses equipamentos que estão em fase de conclusão. E segunda-feira [01/04] da semana que vem, volto aqui para sentar com os professores, com os estudantes, para a gente traçar esse plano bem delicado e cuidadoso, com quem realmente vive a escola, que são os educadores, estudantes, e a comunidade escolar como um todo”, explicou.

Com a construção do complexo, novos servidores serão contratados para atender a grande demanda. “Faltando 15 dias para a grande utilização, vamos startar a contratação dos profissionais. Os que já trabalhavam na unidade escolar ao lado vamos incorporar nesse grande complexo, vamos absorver e ampliar por conta da capacidade de atendimento, vamos colocar vigilantes, porteiros, vamos precisar de gente de alimentação escolar por se tratar de uma cozinha industrial. Então, a gente ainda tem muito exercício a fazer até a entrega”, salientou Rowenna Brito.

Para o secretário da Serin, Luiz Caetano, será entregue uma estrutura grande e moderna para os estudantes. “Em Camaçari e nem na Região Metropolitana, eu não conheço uma escola pública ou privada, que tenha a estrutura dessa escola. É uma coisa fantástica, e independente da política, dizer para Vila de Abrantes e a cidade de Camaçari como um todo, que isso muito nos orgulha, porque nos traz a sessão de uma realização muito forte para a sociedade, e não para essa ou aquela pessoa, e sim para a população que está muito alegre”, exaltou.

Na oportunidade, o vereador Tagner parabenizou o Portal por chamar a atenção do poder público para a necessidade da construção de uma sede própria para o CEVA. “Quero de público prestar um depoimento que Moura [diretor do site], foi o primeiro a enxergar a necessidade de um complexo como esse no distrito. O sentimento da comunidade de Abrantes era por essa escola, e Moura conseguiu transformar esse sentimento em realidade através da comunicação, e a gente na Câmara através do debate, conseguimos convencer o então secretário de Educação do estado na época, professor Jerônimo, de que Abrantes precisava dessa escola, por conta da evasão escolar, da falta de matriculas, porque aqui é o distrito que mais cresce, e chegando aqui estou me sentindo realizado”, pontuou.

O vereador Vavau agradeceu as autoridades políticas envolvidas. “Estamos aqui muito felizes em ver Abrantes sendo contemplada com essa escola, assim como todas as comunidades circunvizinhas, com um colégio desse em tempo integral do estado. Só agradecer a Rui Costa lá atrás, ainda como governador, que deu o pontapé inicial, a nossa secretária de Educação do estado, junto ao nosso Relações Institucionais Luiz Caetano e a nossa deputada federal Ivoneide Caetano, que muito lutam pelos interesses da população de Camaçari”, disse.

O diretor do CEVA, José Adriano Santos, declarou que após a visita e apoio da subsecretária de Educação, se sente mais seguro para gerir o grande complexo. “Me sinto mais gigante, mas capacitado ao saber que a Secretaria de Educação do Estado está nos apoiando, por conhecer o nosso trabalho na comunidade há 14 anos, e não é atoa que estamos aqui há tanto tempo, porque eles reconhecem o nosso trabalho que é sério. Não estamos aqui para brincar de fazer educação, estou para fazer uma educação de qualidade para a minha comunidade, porque sou morador de Vila de Abrantes e quero o bem para a população daqui”, exaltou.

Na oportunidade o Portal ainda pediu a implantação de mais um acesso para a escola, ou seja, duas entradas para que atenda toda a comunidade estudantil. Sobre a via que foi fechada ao lado do CEVA e a que será aberta, a subsecretária, Rowenna Brito afirmou que a licitação já está em andamento, e a expectativa é que no dia da inauguração da nova escola, o governador Jerônimo Rodrigues dê a ordem de serviço para início da pavimentação.

 

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/24762-Portal-reabre-debate-sobre-escola-estadual-em-Abrantes-e-assunto-vira-tema-de-discussao-na-Camara

Mais de Camaçari