Facebook
  RSS
  Whatsapp

Prefeitura monitora situação das chuvas em Camaçari neste domingo (7)

Compartilhar

 

A Prefeitura de Camaçari monitora a situação das fortes chuvas que atingiram o município neste domingo (7/4). A fim de minimizar os impactos, por meio da operação integrada entre a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), as secretarias do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), e Infraestrutura (Seinfra), bem como a Empresa de Limpeza Pública (Limpec), equipes estiveram mobilizadas em diferentes localidades oferecendo suporte à população.

 

O coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares, relatou que o órgão foi acionado em diversos chamados para o atendimento de ocorrências de alagamentos e entupimentos de bueiros. "Estamos atentos aos relatos nos bairros Verdes Horizontes, Mangueiral, Alto da Cruz, Nova Vitória, e na região de Arembepe, para atuar de forma a averiguar e solucionar as solicitações", afirmou.

 

Ele, ainda, destacou a importância das ações preventivas durante as chuvas, como “evitar se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos, ou mesmo descargas elétricas, e não circular em vias alagadas”. O coordenador falou, também, sobre a necessidade dos moradores de áreas de risco estarem preparados para uma eventual evacuação emergencial, mantendo documentos pessoais ao alcance das mãos.

 

A gestora da Sedes, Reni Oliveira, que participou pessoalmente de vistorias em diversos locais da cidade, informou que, "estamos, desde cedo, com as equipes nas ruas, visitando as localidades afetadas, com a finalidade de identificar as possíveis demandas e, se necessário, fazer os encaminhamentos tanto para os serviços socioassistencias da nossa pasta, quanto para os de competência de outras secretarias da gestão".

 

No que se refere ao bairro Jardim Brasília, onde acontecem serviços preventivos contra enchentes, a exemplo de micro e macrodrenagem, e limpeza de canais e córregos, realizados rotineiramente pela Seinfra, verificou-se que o fluxo de escoamento da água acontece normalmente sem qualquer registro de alagamento de residências na referida região. Vale citar que a Seinfra segue monitorando os casos, juntamente com os demais órgãos municipais envolvidos na operação.

 

O diretor-presidente da Limpec, Áldene Motta, também participou das visitas a fim de verificar a situação de pontos de descarte e de acúmulo de resíduos. "Nossas ações visam ampliar a vazão da água e, nos locais que necessitam de roçagem, limpeza de calhas, entre outros serviços, dar celeridade aos trabalhos. Além disso, também estamos prontos para fazer a remoção de lama em residências afetadas, com o auxílio de um carro-pipa", explicou.

 

Para outras informações ou em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelos números 199, (71) 3622-7799 ou (71) 99981-3641, este último exclusivamente por mensagem de texto via WhatsApp. Além disso, os perfis do órgão nas redes sociais, como Facebook e Instagram, também estão disponíveis para consulta e orientação.

Agência Camaçari

Mais de Camaçari