Facebook
  RSS
  Whatsapp

Divulgada lista preliminar do 3º Prêmio Mestres e Mestras da Cultura

Esta etapa consiste na verificação do correto preenchimento do roteiro de inscrição, além da apresentação de todos os documentos indicados. Os aprovados seguem para o segundo passo, que é o de seleção e bonificações.

Compartilhar

 

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult), divulgou a lista preliminar de proponentes habilitados na fase de validação das inscrições da 3ª edição do Prêmio Mestres e Mestras da Cultura de Camaçari. Esta etapa consiste na verificação do correto preenchimento do roteiro de inscrição, além da apresentação de todos os documentos indicados. Os aprovados seguem para o segundo passo, que é o de seleção e bonificações.

A lista foi publicada por meio da resolução 05/2024, através do Diário Oficial do Município (DOM), edição n.º 2.358/2024, de 5 de abril, disponível neste link. Os proponentes têm o prazo de cinco dias úteis, a partir da data de publicação, para solicitar a revisão dos dados.

Para a parte de mérito cultural, serão avaliados os seguintes itens: contribuição sociocultural que a atuação proporciona à(s) comunidade(s) em que o(a) mestre(a) vive e atua; situação de risco (extinção) da prática cultural transmitida pelo mestre(a); contribuição da atuação para a preservação da memória das culturas populares de que trata o edital e para a formação de aprendizes; importância da prática cultural transmitida pelo mestre(a) para a conformação da identidade, dos valores e sentimentos de pertencimento de uma determinada comunidade ou grupo social; e tempo de atuação como mestre(a).

Ainda serão acrescidas notas de bonificação, pontuando atividades exercidas que atendam prioritariamente grupos menorizados; e proponentes que sejam mulher, pessoa com deficiência (PcD) ou LGBTQIAPN+ (lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, interssexuais, assexuais, pansexuais, não-bináros, além de demais orientações sexuais e identidades de gênero). A terceira e última etapa é a de comprovação e habilitação documental.

A 3ª edição do Prêmio Mestres e Mestras da Cultura de Camaçari é o segundo de quatro certames realizados no município com aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG). A iniciativa contemplará seis agentes culturais, os quais receberão, cada, o valor bruto de R$ 5.205,51, totalizando R$ 31.233,06 em investimento.

O prêmio é voltado para pessoas de grande experiência e conhecimento dos saberes e fazeres populares, dedicadas às expressões culturais populares, com reconhecimento da comunidade onde vivem e que atuam, com longa permanência na atividade e capacidade de transmissão dos conhecimentos artísticos e culturais.

Serão contempladas pessoas que detenham notório conhecimento, longa e sólida permanência na atividade e capacidade de transmissão de saberes, celebrações e/ou formas de expressões culturais tradicionais e que sejam reconhecidas por sua própria comunidade como herdeiras dos saberes e fazeres da tradição popular em diversos segmentos, tais como: artes da cura; lideranças de manifestações da cultura popular de caráter sagrado ou profano; ofícios, técnicas ou “modos de fazer”; e outros segmentos culturais que, pelo poder da palavra, da imagem, da oralidade, da corporeidade e da vivência, dialoga, aprende, ensina e torna-se a memória viva e afetiva da tradição popular, transmitindo saberes e fazeres de geração a geração, garantindo a ancestralidade e identidade da comunidade.

Para auxílio aos interessados, a Secult disponibiliza atendimento presencial nos núcleos de Orientação Cultural (NOC) Cidade do Saber, localizada na Rua do Telégrafo, s/n, bairro Natal; e Arembepe, situado na galeria Arembepe Centro Empresarial, sala 1, térreo, no Loteamento Vilarejo, que encontra-se à direita da entrada principal da localidade, em frente ao Posto de Informações Turísticas Nidinho; além dos centros culturais Vila de Abrantes, que fica na Rua da Matriz, s/n; e Barra do Pojuca, na Rua Filogônio Gomes de Oliveira, s/n. Os equipamentos funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Outras informações podem ser obtidas no edital e nos anexos, que estão disponíveis no Portal da Secult neste link. Para detalhes complementares, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou através do telefone (71) 3644-9824.

Agência Camaçari

Mais de Camaçari