Facebook
  RSS
  Whatsapp

Publicada portaria que trata sobre aprovação do Plano de Manejo do Parque das Dunas de Abrantes e Jauá

Compartilhar

 

Após um processo de consulta pública e debates, envolvendo a comunidade local, especialistas em meio ambiente e autoridades governamentais, a aprovação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) edição n.º 2.358/2024, por meio da Portaria n.º 92/2024.


A medida é essencial e marca um importante avanço na preservação desta área ambiental do município, além de representar um marco na gestão sustentável deste patrimônio natural, assegurando sua conservação para as presentes e futuras gerações.


Com a aprovação do plano de manejo, ficam garantidas a conservação e a proteção dos ecossistemas presentes no Parque Natural das Dunas de Abrantes e Jauá, além de promover o uso sustentável dos recursos naturais, e proporcionar oportunidades para a educação ambiental e o lazer da comunidade local e de visitantes.


O plano de manejo tem como objetivo a preservação dos ecossistemas naturais relevantes ao município, a realização de pesquisas científicas, a recuperação de áreas degradadas, o desenvolvimento de atividades de educação e de interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e culturais.


O processo de elaboração do plano foi caracterizado pela participação ativa da comunidade, através de audiências públicas e oficinas de participação, quando puderam contribuir com sugestões sobre o manejo do parque. Para tanto, especialistas em meio ambiente dedicaram conhecimento para garantir que o plano refletisse as melhores práticas de conservação.


Com 344 hectares (ha), localizado em uma área de extrema importância ecológica, o Parque Natural das Dunas de Abrantes e Jauá foi criado pela Lei Municipal n.º 1.710/2022.


A partir da aprovação, torna-se disponível o texto completo do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá em meio digital, no site oficial da Prefeitura de Camaçari; em formato físico, na Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); e na sede da unidade de conservação, quando implantada.


Plano de manejo é um documento técnico, que estabelece diretrizes, objetivos e ações para a gestão de determinada área ou recurso natural. O objetivo principal de um plano de manejo é garantir a utilização sustentável dos recursos naturais, conciliando atividades humanas com a preservação do meio ambiente.


Ele inclui informações sobre a ecologia da área, levantamento de espécies, diagnósticos de impactos ambientais, definição de zonas de uso e preservação, normas de manejo e monitoramento, entre outros aspectos relevantes para a gestão adequada do local. 

Mais de Camaçari