Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Tecnologia

Embalagens criativas marcam presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Compartilhar

Cada vez mais o Plástico Verde, produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, vem conquistando clientes focados em contribuir com o meio ambiente e que também possuem o objetivo de melhorar a vida das pessoas.

Novas possibilidades de embalagens estão na pauta da palestra do responsável pela área de Desenvolvimento de Mercado da Braskem, Albertoni Bloisi. Ele é um dos palestrantes que vão participar da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), entre os dias 19 e 22/10, no Senai Cimatec, em Piatã. Maior evento de iniciação científica e tecnológica do país, promovido, desde 2004, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem o apoio da Braskem, conta também com estandes, Praça da Ciência e visitas guiadas aos laboratórios do Senai.

 

No evento, Albertoni Bloisi estará no painel “Embalagens criativas”, no dia 19/10, às 14h, abordando metodologia e processos para criar embalagens. Bloisi é formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui MBA em Marketing pela Madia Marketing School e é conselheiro da Associação Brasileira de Embalagens (Abre). No quesito sustentabilidade e inovação está o Plástico Verde que cada vez mais ganha espaço com empresas que o incorporam nas embalagens de seus produtos como o grupo alemão Eckes-Granini, produtor de sucos orgânicos. O suco será engarrafado em embalagem feita de polietileno produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar do Brasil, uma matéria-prima renovável.

 

Para ajudar os consumidores a reconhecerem o produto, a Braskem criou o selo "I'm greenTM", que garante a origem renovável da embalagem. Sob as marcas Brämhults e Valsølille, os sucos de maçã e cenoura orgânicos serão distribuídos pelos principais varejistas da Escandinávia e em aeroportos selecionados de países europeus, como Suécia, Dinamarca e Noruega.

 

No Brasil

O Plástico Verde da Braskem também será usado em embalagens de cosméticos naturais e veganos da Aroma e Magia. As resinas de polietileno de cana-de-açúcar serão usadas na nova marca Bio Vegan.  A Bio Vegan foi criada para atender à demanda do consumidor por produtos fabricados de forma ambientalmente responsável. Por isso, os cosméticos são desenvolvidos de forma a gerar menos impacto na natureza e trazer um ritual de harmonia e bem-estar para quem os utiliza. Entre os lançamentos estão o esfoliante corporal, sabonete líquido, óleo para banho e loção hidratante corporal.

 

"Desenvolver os cosméticos Bio Vegan foi um verdadeiro desafio, pois procuramos criar cosméticos o mais verde possível e que contribuíam para um momento de conforto e bem-estar. O resultado de tanta pesquisa foi surpreendente e encantador", explica Maria de Lourdes Vertuan, farmacêutica-bioquímica e diretora da Bio Vegan.

 

Entre as novas possibilidades de embalagens e armazenamento de produtos está também o sistema de armazenagem com silo-bolsa que substitui os tradicionais métodos de armazenagem de grãos com baixo custo de investimento, facilidade e rapidez.  O método de armazenagem começou a ganhar força no Brasil nos últimos três anos, mas ainda não atingiu 10% da produção nacional de grãos. Em países vizinhos, como Uruguai e Argentina, 50% a 60% da produção de grãos já passam por silo-bolsas.

Agencia de Textos

Portal Abrantes

Mais de Tecnologia