02/12/2019 às 14h19 |

Documentário ‘Saúde! Velho Chico’ é lançado em Salvador

Filme ganha o primeira exibição na tv na sexta-feira (06)

 

 

 

O longa-metragem ‘Saúde! Velho Chico’, que documenta as mudanças ambientais sofridas pelo rio São Francisco desde o início do século XX até os dias de hoje será lançado na próxima terça-feira (3), às 19h, no circuito Saladearte Cinema do Museu, em Salvador. 

 

Em 1912, os cientistas Adolpho Lutz e Astrogildo Machado realizaram uma expedição ao rio São Francisco para investigar as condições de saúde da região. Utilizando fotografias desta expedição, pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) voltaram ao Velho Chico para documentar as mudanças ambientais e seus reflexos na vida de seus habitantes. Ao todo, são 52 minutos de gravação, em que moradores de diversas cidades banhadas pelo São Francisco fazem relatos que ajudam a traçar o atual cenário do rio. 

 

Dirigido por Stella Oswaldo Cruz Penido, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Eduardo Vilela Thielen, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o filme estreia na TVE Bahia na sexta-feira, 6 de dezembro, às 21h30, e em horário alternativo na segunda-feira (23), às 19h, e na quarta-feira, 01 de janeiro, às 21h30. A exibição é uma parceria com a VideoSaúde, por meio do Canal Saúde, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

 

A sessão de lançamento será seguida de um debate com o diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves, com a diretora da Fiocruz (BA), Marilda Gonçalves, e com o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Roberto Franke.

ASCOM 

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Filmes e Séries