18/02/2021 às 00h17 |

Projeto gratuito incentiva a prática de leitura para o público infantil

Idealizado pelo Atelier Artístico Chegança, o “LeiturArte” será realizado em formato virtual, a partir do dia 03 de março

 

O ano começa com uma oportunidade de acesso à leitura para crianças de Salvador. Idealizado pelo Atelier Artístico Chegança, o projeto LeiturArte traz para 2021 uma proposta interativa de aprendizado, por meio da ludicidade da contação de histórias, unindo a exibição de um espetáculo infantil e um intercâmbio virtual entre artistas e educadores.


Contemplado pelo Prêmio Gregórios – Ano II da Fundação Gregório de Mattos, o projeto sociocultural e educativo traz a experiência Troca-Troca LeiturArte, voltado para educadores, mediadores de leitura, arte-educadores, pais e contadores de histórias que desejam compartilhar  memórias e conduzir as crianças ao universo da leitura. A troca virtual acontece em quatro encontros, com turmas de 25 pessoas, cada, entre os dias 03 e 11 de março, das 14h às 17h, com inscrição por meio da plataforma Sympla e transmissão no Zoom. A cada turma, um convidado irá compartilhar experiências, curiosidade e ampliar o debate sobre temas como a quebra de paradigmas na literatura infantil, diversidade, representatividade na infância e educação em tempos de pandemia.  As inscrições serão realizadas de 19 a 26 de fevereiro.


De acordo com a mediadora do Troca-Troca, Ana Tereza, a atividade é vista como uma forma de mudar a realidade atual do Brasil em relação a leitura. "Construir um espaço de compartilhamento entre profissionais de ensino e contadores de histórias pode trazer resultados frutíferos para a relação entre as crianças e o livro. Ao construir caminhos simples e eficazes para fazer com que a criançada tome gosto pela leitura, mudaremos o cenário atual do nosso país de abandono progressivo dos livros”, afirma Ana Tereza.


Histórias e Livros


Com um olhar voltado também para o público infantil, entre os dias 06 e 14 de março, a criançada vai embarcar nas aventuras das irmãs Tina e Kekeu, que buscam o diferente através das páginas dos livros, deixando para trás o cotidiano massivo dos eletrônicos. Com exibição gratuita, o espetáculo inédito Histórias do Mundão tem enredo de Daniel Arcades, Manu Santiago e Ana Tereza. A montagem traz ainda contrapontos para reforçar o poder da transformação e inclusão por meio da leitura, além da acessibilidade com intérprete de libras.
Parceira do LeiturArte, a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Salvador ampliará o alcance do  projeto atingindo diferentes bairros da capital baiana, promovendo espaços de leituras para toda a comunidade. Segundo a idealizadora e dramaturga do projeto, Manu Santiago, o LeiturArte proporciona “um reencontro com o hábito de ler, especialmente nesse momento em que o livro perde espaço para a tecnologia”.

SERVIÇO
Projeto LeiturArte 2021
Troca-Troca LeiturArte - participação gratuita, mediante inscrição prévia. Os interessados devem efetuar inscrição entre os dias 19 e 26 de fevereiro através do Sympla.
A troca virtual acontece em quatro encontros de 25 pessoas, cada, entre os dias 03 e 11 de março, das 14h às 17h, com transmissão no Zoom.
 
Espetáculo Histórias do Mundão - exibição gratuita, entre os dias 06 e 14 de março, às 17h, via plataforma YouTube do Chegança;
 
 

 FICHA TÉCNICA TROCA-TROCA
         
         Mediadora: Ana Tereza
         Convidadas: 

          Lisa Vietra
          Andreia Fabia

  Solange Sousa (Biblioteca Comunitária Clementina de Jesus) e Aucelia Salomão (Biblioteca Comunitária Alfonso Pacciani) 
       Direção de Produção: Manu Santiago e Mauricio Motta
       Produção Executiva: Manu Santiago  
       Comunicação / Redes Sociais - Nany Lima
       Assessoria de Imprensa: Juliana Rodrigues
 
 
FICHA TÉCNICA  - HISTÓRIAS DO MUNDÃO
 
Idealização e Realização: Atelier Artístico Chegança
Dramaturgia: Daniel Arcades, Manu Santiago e Ana Tereza
Direção Artística: Manu Santiago e Rino Carvalho
Elenco: Ana Tereza e Manu Santiago

Direção Audiovisual: João Lins e Manu Santiago
Direção Musical: Luciano Salvador Bahia
Intérprete de Libras: Cintia Santos
 Trilha Original: Daniel Arcades, Luciano Salvador Bahia e Ana Tereza
Visualidade: Rino Carvalho e Lucimaureen Agra
Iluminação: Nathan Lemos
Sonorização: Napoleão Cunha
Direção de Produção: Manu Santiago e Mauricio Motta
 Produção Executiva: Manu Santiago    
  Design Gráfico: Camilo Fróes
  Comunicação: Nany Lima
 Fotografia Nathalia Miranda

 

Juliana Rodrigues

 

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Literatura