10/09/2019 às 10h38 |

Selecionados no Edital de Cultura assinam contrato em outubro

 

Os contemplados pelo 1º Edital de Cultura de Camaçari assinam contrato em outubro. A cerimônia está prevista para o dia 18, no Teatro Alberto Martins, e deve reunir os 19 proponentes dos projetos habilitados e classificados pelo certame. A lista com o nome dos beneficiados pode ser acessada neste link ou através do site da Prefeitura na opção Editais, localizada no menu à direita do portal.

Os projetos serão financiados 100% e foram escolhidos com o propósito de fomentar o desenvolvimento e a permanência das artes nas suas diversas formas de expressão. De acordo com a presidente da Comissão Especial de Avaliação da Secult (Ceasc), Guida Schnitman Queiroz, a cerimônia de assinatura será uma oportunidade para tratar sobre os pilares e princípios do Programa Cultura Todo Dia, o qual está inserido o edital.

Na ocasião serão dadas orientações sobre o processo de execução e prestação de contas, além da importância da contrapartida social prevista no processo. Ainda segundo Guida, até chegar o momento de formalização os empreendedores culturais serão contatados pela Comissão de Análise do Conselho Municipal de Cultura, conforme a Lei do Fundo de Cultura nº 1126/2010.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, esclarece que o programa de gestão Cultura Todo Dia, que tem como premissa básica o princípio do direito à cultura, em sua primeira fase teve como foco principal criar as bases necessárias para a garantia do acesso aos bens culturais. “Hoje, com o edital de apoio à cultura, estamos ampliando esta política e priorizando a qualidade, através de projetos que foram criteriosamente avaliados por pareceristas, contratados por meio de credenciamento, e pelo Conselho Municipal de Cultura”, disse Márcia.

A gestora da pasta explica que “o mérito sociocultural foi critério de maior peso para a definição dos projetos escolhidos, tendo em vista que os projetos contemplados são parte da implantação de políticas públicas prevista no nosso programa de gestão”.

As propostas classificadas se enquadram em diversos segmentos. São eles: de música; cultura popular; audiovisual, radiodifusão e novas mídias; feiras livres; ensino das artes e arteducação; patrimônio cultural, material e imaterial; artes plásticas, visuais e artesanato; cultura popular; teatro, dança, circo e ópera; e livro de literatura. O programa Cultura Todo Dia está baseado na Declaração dos Direitos Humanos, de que toda pessoa tem o direito de participar livremente da cultura da sua comunidade.

Considerado um marco na história da cidade, o edital representa um investimento de aproximadamente R$$ 700 mil. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Cultura (Secult), com o apoio do Conselho Municipal de Cultura e financiamento do Fundo Municipal de Cultura (FMC).
 

 

 

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Camaçari