15/10/2019 às 19h06 |

Mutirão retira 800 quilos de óleo de manguezal em Itacimirim

 

Um mutirão foi realizado durante toda esta terça-feira (15/10), no manguezal do Rio Pojuca, em Itacimirim, Costa de Camaçari para a retirada do óleo que está atingindo o litoral da região Nordeste. Cerca de 800 quilos de óleo foram removidos por moradores, voluntários e a agentes da Defesa Civil.

Moradores da comunidade de Beira Rio, com a notícias divulgadas na mídia sobre a chegada do óleo a Praia do Forte, resolveram procurar no manguezal e encontraram uma grande quantidade do produto. Comerciantes, pescadores e empresários locais já sentem os prejuízos não só ambientais, como na diminuição de turistas na região.  

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares está sendo um desafio impedir o aumento da área atingida pelo óleo, já que dependem da maré baixa. “Nós estamos usando pás, inchadas e facões, retirando artesanalmente esse óleo impregnado nas raízes, mas é um trabalho muito difícil e temos a consciência que vamos apenas minimizar”, ressaltou.

Com o aumento de praias atingidas pelas placas de óleo, o Governo do Bahia assinou um decreto emergencial. “Estamos fazendo um levantamento de todo o custo para assim que a verba for liberada, iniciarmos de uma forma mais preparada a limpeza do manguezal e das praias, para retiramos o máximo de óleo e enviarmos a Cetrel que está aguardando”, disse.

 

 

Tags

sem tags

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Camaçari