07/11/2019 às 14h53 |

Sedur realiza curso de fiscalização e combate à poluição sonora

Foto: Kelvi Lima

 Foto: Kelvi Lima

“Poluição sonora, conhecer para combater”. Foi com esta temática que teve início, na manhã desta quinta-feira (7/11), o curso de Fiscalização, Controle e Combate à Poluição Sonora, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), por intermédio da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização (Suof), no auditório da Casa do Trabalho, em Camaçari. A capacitação segue até sexta-feira (8/11).

Ao todo, a capacitação conta com a carga horária de 16 horas e o conteúdo dividido em dois encontros. O primeiro, abordou sobre “Impactos do ruído”, “Medições de controle” e “Abordagem sobre as normas legais”. E o segundo, sobre “Aspectos físicos do som”, com o exercício prático “Conhecendo o medidor de pressão sonora”, estudo de caso “Debate sobre o ruído em Camaçari” e atividade prática com “Avaliação da emissão sonora em áreas da cidade de Camaçari”.

Para o secretário da Sedur, Genival Seixas, o curso tem como objetivo qualificar e preparar os colaboradores no gerenciamento desses conflitos. “O problema de poluição sonora é recorrente em nosso município e nós entendemos que, para enfrentar esse problema, temos que capacitar os técnicos que estão envolvidos com a solução do problema. Então, esse é um curso que vai dar um suporte técnico aos fiscais, assim como os convidados que vão aportados ao curso”.

Superintendente de Ordenamento e Fiscalização, coronel Pedro Cézar Arcanjo explica a importância da realização do treinamento. “Esse curso surgiu em função da nova mudança da legislação e da realidade do município. Pois, a cidade hoje está invadida por poluição sonora e por isso estamos apresentando a nova visão sobre isso e consequentemente os métodos para desenvolvermos na prática tudo que foi didaticamente proposto”.

Com direito a certificado, aproximadamente 40 profissionais estão participando do curso, dentre eles agentes da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT), servidores da Sedur, Ministério Público, 59ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Vila de Abrantes) e do 10º Grupamento de Bombeiro Militar. A aula está sendo ministrada pela Empresa de Planejamento, Assistência Técnica em Projetos Ambientais (Emplantar).

“É muito importante se atualizar sobre o que está acontecendo nos dias atuais e a poluição sonora é um agravante hoje para a sociedade, é um incômodo. Alguns órgãos e instituições são responsáveis por combater, e a Polícia Militar é um deles. Esse curso é muito importante, para atualizar as instituições que são ligadas a isso e fazer com que o profissional fique mais preparado para saber lidar com esse tipo de situação”, comentou o representante do 12ª Batalhão da Polícia Militar (BPM), o aspirante Luiz Ricardo, convidado para participar da capacitação.

 

 

Tags

sem tags

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Camaçari