18/01/2020 às 16h34 |

Prefeito Elinaldo resgata lavagem de Vila de Abrantes

 

Na manhã deste sábado (18/01), foi realizada a lavagem de Vila de Abrantes, na Costa de Camaçari, em homenagem ao padroeiro São Sebastião. O evento religioso, cultural e popular, voltou a acontecer na localidade esse ano, após resgate da tradição pelo prefeito Elinaldo Araújo.

“Essa lavagem é a prova que a gente ouve a imprensa, ouve os vereadores e principalmente ouvimos a população. Ano passado aconteceu de forma tímida, mas nos organizamos e promovemos uma festa maior. Ouvi hoje algumas reclamações por ser apenas dois dias, mas se Deus quiser e o povo também, no ano que vem estarei prefeito e vamos mudar para quatro dias”, garantiu o chefe do executivo.

A iniciativa foi parabenizada por autoridades políticas, como o presidente da Câmara Municipal, o vereador, Jorge Curvelo (DEM). “Abrantes faz parte do berço do nascimento do Brasil e consequentemente de Camaçari. Temos que cuidar melhor deste lugar. O prefeito está fazendo um trabalho magnifico aqui e não tem mais aquela história de sede e orla, estão unidas, portanto essa lavagem é muito importante e esse ano está tomando corpo”.

Morador do distrito, o vereador licenciado e atual secretário de Turismo (Setur), Gilvan Souza falou da importância de atender o desejo popular. “É uma responsabilidade, é um cuidado a retomada de uma festa tradicional, cultural e folclórica, que respeita a diversidade religiosa. Um evento acolhido pela comunidade, porque quando se ouve o povo o resultado é esse, a população nas ruas festejando”, disse.

O líder religioso, Tata Ricardo destacou o valor histórico da lavagem. “Esse momento mantém viva a memória ancestral do povo, não apenas por uma questão religiosa, mas indenitária, onde todos os povos se misturam e caminham de mãos dadas pelos mesmos objetivos, a paz e a alegria. É celebrar os povos que contribuíram para a formação cultural, social e de resistência desse lugar”, ressaltou.

A secretária de Educação (Seduc), Neurilene Martins também marcou presença, e exaltou a felicidade de participar da experiência de uma lavagem, que mistura o profano e o religioso. “É uma alegria em viver essa experiência de estar nessa caminhada, junto com as pessoas e aprendendo ser pessoas melhores. Uma questão importante nesse percurso cultural é o encontro, uma experiência impactante, diferentes culturas, diversidade. Abrantes é um patrimônio histórico, aqui tem singularidade, identidade, resistência”.

Tags

sem tags

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Camaçari