01/06/2020 às 22h38 |

Moradores em situação de rua recebem máscaras de proteção contra coronavírus

 

A Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) realizou, nesta segunda-feira (1/6), mais uma entrega de máscaras de algodão para as pessoas que se encontram em situação de rua, cadastras no Centro Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). O reforço na oferta de proteção facial para este segmento foi possível após a doação do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDH), de 645 unidades do item, além de 10 litros de álcool 70. A ação faz parte da força-tarefa coordenada pelas secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e do Desenvolvimento Econômico (SDE).

"A população em situação de rua faz parte do grupo que vive em extrema vulnerabilidade, eles são expostos a condições insalubres e a muitos riscos, ainda mais no atual contexto da pandemia. Então, nós estamos adotando várias ações que minimizam os riscos de contágio, como a entrega de máscaras de proteção e álcool.”, afirmou Andréa Montenegro, gestora da Sedes.

Para Jonas Lima Alves, 38 anos, que frequenta a unidade há aproximadamente um ano, a doação veio em boa hora. “Achei muito bom a gente poder receber mais máscaras, eu estava mesmo precisando. Agradeço ao Centro Pop que vem nos ajudando com nossas refeições, agora estão nos dando máscaras, álcool para que a gente possa se proteger também”, disse.

De acordo com coordenadora do Centro Pop, Isabela Macedo, os moradores de rua vivem em extrema vulnerabilidade e é preciso conscientizá-los dos riscos. "Fazemos um trabalho de conscientização sobre a importância do uso de máscaras, aqui dentro e nas abordagens na rua. Além disso, em conformidade com o decreto municipal, só estamos permitindo a entrada de usuários no Centro Pop com o uso de máscara, em grupos de quatro por vez. E assim vamos criando essa cultura de que a proteção é fundamental, e que usar máscara é uma questão de proteção e saúde neste momento de pandemia”, explicou.

Cada usuário recebeu um kit com cinco máscaras de algodão.

 

Tags

sem tags

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Camaçari