29/06/2020 às 22h28 |

Vândalos destroem pórtico de aço na tentativa de retirar ilegalmente areia das dunas de Jauá

 

Um ato de vandalismo foi cometido no Loteamento Sítio Encantado, em Jauá, Costa de Camaçari, na madrugada desta segunda-feira (29/06). Segundo os moradores, caçambeiros teriam danificado um pórtico de aço colocado pela AVP (Centro de Estudos, Pesquisas e Ações Socioambientais de Camaçari), que impede a passagem de veículos grandes na localidade, como forma de combater a retirada ilegal de areia das dunas.

Nas imagens enviadas ao Portal Abrantes, o pórtico, que provavelmente foi danificado com a batida de uma caçamba, quase se partiu e parte da parede do portal de acesso a localidade foi derrubada. “Há anos esses criminosos roubavam a areia das dunas do fundo do Sítio Encantamento, mas foram forçados a parar pela Polícia Ambiental, que em duas operações certeiras, em maio último, deteve 14 pessoas e apreendeu cinco caçambas, levadas para o pátio da Polícia Federal”, relatou a jornalista, ambientalista e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), Ana Maria Mandim.

Os moradores do loteamento, acreditando que estavam livres desse tipo de crime ambiental, desde a última ocorrência e intervenção policial, levantaram um muro e até plantaram mudas na entrada, mas tudo foi destruído. “Parece que a polícia terá que voltar. O que impressiona é a ousadia e a certeza da impunidade desses criminosos”, exaltou o presidente da AVP, Eraldo Reis.

A comunidade, resistente em defesa do patrimônio natural, que são as dunas, reergueu ainda na manhã de hoje o muro destrído e vai refazer o pórtico. No entanto, pedem o apoio do poder público e das autoridades policiais no combate ao roubo de areia na Costa, que há décadas vem acontecendo.

Tags

sem tags

Comentários

ATENÇÃO !

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Mais de Camaçari