Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cultura

Camaçari terá evento literário de grande relevância

A ideia é que a primeira edição da iniciativa aconteça em 2018

Compartilhar

 

Os amantes da leitura e da cultura em geral devem se preparar, porque vem surpresa boa por aí. É que a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a IContent Entretenimento e a Cali Produções e Edições, pretende realizar um evento literário como jamais visto no município.

A ideia é que a primeira edição da iniciativa aconteça em 2018, na localidade de Arembepe, orla de Camaçari, com uma programação diversificada, com autores locais, nacionais e estrangeiros, além de boa música, nos mesmos moldes da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) – que já se consolidou como um dos principais eventos do calendário turístico da Bahia e que ocorre anualmente no recôncavo há sete anos.

Em reunião na manhã desta terça-feira (24/10), representantes da IContent e da Cali apresentaram a proposta inicial do evento para o prefeito Antonio Elinaldo, o vice-prefeito, José Tude,  e a secretária da Cultura Márcia Tude, que ficaram animadíssimos com a possibilidade de Camaçari sediar um acontecimento de tamanha relevância social, cultural, econômica, e educacional para o município.  

A intenção é de que todo o recurso do evento venha de empresas privadas e aconteça sem nenhum ônus para os cofres públicos. “Camaçari merece um evento como esse que, com certeza, vai movimentar vários setores, como promover ainda mais a história da cidade, preservar a memória e a identidade local, fomentar o hábito da leitura, além deixar um legado cultural sem precedentes para a região”, declarou satisfeito o prefeito Elinaldo.

A demanda de um evento literário já existia em Arembepe e a prefeitura buscou meios para realizar, declarou Márcia Tude, ao lembrar que nada melhor do que uma ação desse porte para marcar os 50 anos do auge do movimento de contracultura, realizados na Aldeia Hippie, na década de 70. “A parceria com a IContent e a Cali é certeza de bons resultados para o município, por se tratar de duas empresas experientes e respeitadas no segmento. Não temos dúvida de que realizaremos um dos melhores eventos literários do momento”, concluiu a secretária.

Para o escritor Aurélio Schommer - que foi presidente da Câmara Baiana do Livro e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia e é um dos fundadores da Flica e sócio da Cali Produções e Edições - a história, a cultura e as belezas naturais de Camaçari fazem jus em ter um evento literário, pois tudo isso é muito rico, chama e desperta para a literatura. “Não podia existir lugar mais propício para a realização do evento, que será pensado e construído de forma conjunta, entre o poder público e a sociedade civil. Pretendemos dialogar muito até a concretização do trabalho”, destacou.

Foto: Thiago Canuto

Portal Abrantes

Mais de Cultura