Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cultura

Praça da Matriz em Abrantes é palco do 12º Ginga Engenho de Capoeira

A atividade ocorreu na noite deste sábado (2), em Vila de Abrantes

Compartilhar

 

Foi realizado o 12º Ginga Engenho-evento interno da Associação de Capoeira Engenho, que acontece uma vez por ano. A atividade iniciou por volta das 16h deste sábado (2), na Praça da Matriz, em Vila de Abrantes, distrito de Camaçari. Participaram do evento capoeiristas de vários bairros de Salvador e Camaçari, além  de cerca de 30 profissionais da capoeira Engenho. O público contou com apresentação da dança Maculelê, peça teatral, que contou a história do Cafezal desde a chegada no Brasil, entre outras apresentações

"Conseguimos juntar centenas de jovens, que poderiam está em bares, usando drogas, se protituindo, mas estão aqui aprendendo um pouco de cultura, se educando, se socializando. Infelizmente não temos o apoio necessário, isso atrapalha um pouco a dinâmica do trabalho, e sempre ficamos com a sensação do que poderiamos fazer se tivesemos um apoio mais expressivo. As pessoas ainda não entenderam a importância do trabalho que fazemos, e eles perdem a oportunidade de aprenderem como se faz muito com tão pouco", ressaltou o líder do Grupo Engenho,  Mestre Grandão. 

"Quero aqui agradescer ao vereador Gilvan Sousa  pelo apoio que nos deu na realização do evento", concluiu Grandão.

A capoira mudou a minha vida. Eu estava entrando na obsidade, então foi um jeito de me exercitar e acabei me apaixonando pelo esporte. Hoje eu vivo a capoeira, diz Iasmim Vitória, integrante do grupo.

"A capoeira é importante na vida desses jovens, pois é uma forma de tirar eles das ruas,  além de mostrar para os mesmos que eles têm valor.Temos que preservar essa cultura" , disse Jaciara Soares, que é mãe de Iasmim.


"É um grupo que incentiva os alunos a terem compromisso e responsabilidade. Agredeço a capoeira, ao Grupo Engenho por contribuir no dia a dia dos meus três filhos", Falou Silvia Oliveira.

Jaciara e Iasmim

Mestre Baiano

 


 

Portal Abrantes

Mais de Cultura