Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cursos e Concursos

Sedur promove curso de recuperação e conservação em Abrantes nesta quarta-feira (28)

O curso é direcionado para um público de 40 pessoas

Compartilhar

 

Nesta quarta-feira (28/2) a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), oferece o Curso de Recuperação e Conservação em Áreas de Preservação Permanente (APP), das 8h às 17h, na Paróquia do Divino Espírito Santo, na Praça Matriz, em Vila de Abrantes. Esta é uma capacitação comunitária que destacará questões de práticas, técnicas e sistemas de manejo do solo.

O curso é direcionado para um público de 40 pessoas das comunidades do entorno da lagoa de Estiva de Buris e da Fonte do Buraquinho, ambos no distrito de Vila de Abrantes. Após a formação, nas datas prováveis de 4 e 11 de março, será realizada uma atividade prática com o plantio de 500 mudas de vegetação nativa da Mata Atlântica em áreas degradadas da região dos agentes multiplicadores que passaram pelo treinamento.

No ano de 2017, Camaçari se tornou uma cidade mais arborizada. Em apenas sete meses, entre os meses de junho a dezembro, foi plantado um número superior a 1.300 árvores, principalmente de espécies nativas da Mata Atlântica, destacando o Pau-brasil, Pau-ferro, Sucupira, Pitanga, Ipês, Janaúba, Aroeira, Sibipiruna, Jacarandá, além da árvore Camassary,  que deu origem ao nome da cidade e que foi muito utilizada por causa do valor histórico e cultural.

O processo de arborização local faz parte da nova política ambiental da prefeitura, desenvolvida pela Sedur, através da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA), que implantou o Programa Camaçari + Verde, no intuito de melhorar a qualidade ambiental e o paisagismo no município. 

 

PROGRAMAÇÃO

8h – Abertura

9h – Apresentação Sedur

9h30 – Unidades de Conservação de Áreas Protegidas

10h20 – Coffee Break

10h40 – Princípios da Permacultura

12h – Almoço

14h – Práticas de Manejo de Solo

16h – Exercício prático

17h – Considerações Finais/ Coffee Break

 

 

Autor: Ascom/PMC

Portal Abrantes

Mais de Cursos e Concursos