Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cultura

Coordenação de Eventos faz balanço da Festa de Arembepe 2018

Compartilhar

 

A Festa de Arembepe chegou ao fim. Foram quatro dias de muita música, distribuídos em 17 blocos, 3 palcos e 1 trio, localizado na Praça Isaac Marambaia. Ao todo, foram mais de 60 atrações que resultaram em 100 horas de música e muita diversão.

A megaestrutura permitiu a rotatividade de público ao longo de todo o percurso da festa, aquecendo assim as vendas dos 250 ambulantes cadastrados, além dos 100 barraqueiros distribuídos na Arena Paz e Amor.

Este ano, o festejo trouxe o tema “50 anos do Movimento Hippie em Arembepe” e o subtema, “Paz, Amor e Alegria”, sentimentos que definem bem o evento, que encerra o ciclo de festas populares de Camaçari e do verão baiano. Para Luiz Mário, coordenador de eventos, o ponto positivo da festa foi a mudança do tamanho dos trios elétricos que permitiu mais espaço para o folião. Luiz ainda acrescentou a valorização dos artistas de Camaçari, pois pela primeira vez todos os blocos foram puxados por bandas da cidade, assim como as apresentações nos palcos foram de 90% de músicos do município. “Estamos felizes com o resultado que tivemos da festa, para o próximo ano vamos trabalhar e discutir o reordenamento dos ambulantes, pois com a diminuição do tamanho da festa não cabe mais a quantidade que se teve”, concluiu.

Para Júnior Barlley, a festa superou a expectativa. “Com público de 25 mil pessoas por noite e com os dados apresentados é possível afirmar que a Festa de Arembepe 2018 foi um verdadeiro sucesso. As pessoas nos paravam na rua para parabenizar o novo formato dos blocos e a organização do evento em si”, declarou o coordenador de eventos, feliz com o resultado final.

Barlley fez questão de agradecer aos envolvidos. “Quero agradecer a imprensa pela excelente cobertura, a todos os envolvidos e a dedicação e empenho da nossa equipe da Coordenação de Eventos”, finalizou.

 

CONFIRA O BALANÇO FEITO

59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Vila de Abrantes / Comando de Policiamento da Região Metropolitana de Salvador (CPRMS).

De acordo com informações da Capitã Nativiane, durante as ações desenvolvidas pelo órgão na Festa de Arembepe, 01 mandado de prisão foi cumprido, 01 pessoa foi detida com arma de fogo, 02 pessoas apreendidas com drogas, 08 pessoas detidas por furto e 05 pessoas detidas por roubo, o que representa uma redução significativa em relação as edições anteriores da Festa.

Estiveram envolvidos com o evento, o batalhão de Polícia de Choque, a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, a Ronda Maria da Penha e o Batalhão de Polícia Rodoviária.

 

Corpo De Bombeiros

Em todos os dias da Festa de Arembepe, o Corpo de Bombeiros atuou com 25 bombeiros militares. De acordo com informações do tenente-coronel Lanusse Araújo, do 10º Grupamento de Bombeiros Militar/Camaçari (GBM), houve um baixo número de ocorrências.

Durante as ações desenvolvidas pelo órgão houve 04 casos de desmaios, 04 casos de embriaguez, 01 vítima de convulsão, 01 vítima de perfuração com parafuso e 01 vítima de queda de ponte.

 

Operação Paz no Trânsito

A ação é uma parceria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) com a Polícia Militar. Enquanto os agentes do departamento aplicaram as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e realizaram o teste do bafômetro, os policiais abordaram condutores e passageiros para coibir crimes.

Durante a ações 970 pessoas foram abordadas, 412 veículos de 04 e 02 rodas foram abordados, 151 documentos foram recolhidos, 349 veículos autuados, 64 remoções, 08 casos de etilômetro positivo, 05 conduções à Delegacia Territorial, 01 prisão em flagrante por alcoolemia e 01 prisão em flagrante por adulteração de placa.

 

Defesa Civil

Segundo Ivanaldo Soares, Coordenador da Defesa Civil, nos 04 dias de festa não houve ocorrências nas imediações do evento.

 

Secretaria de Saúde (SESAU)

Além dos cuidados com a estrutura e a segurança, o posto de saúde montado na Arena ofereceu toda tranquilidade ao folião. A equipe estava formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas, auxiliares de limpeza, técnicos sanitaristas e técnicos da vigilância epidemiológica.

A estrutura de 100m2 foi montada para proporcionar um atendimento mais humanizado e contou com leitos, sala de observação, sutura, medicamento e administração. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) foi reforçada para atender as ocorrências mais complexas.

De acordo com Elaine Magalhães, diretora de alta e média complexidade da SESAU, nos 04 dias de festa, 456 atendimentos foram realizados, com apenas 08 casos de suturas. Dos atendimentos realizados na UPA estão as de ordem clínica, relacionados a lesão e no setor de enfermagem.

 

Superintendência de Trânsito e Transporte (STT)

A STT atuou com um efetivo de 90 servidores por dia, divididos entre equipes que auxiliaram o trânsito e o transporte, a equipe de Gerência de Educação para o Trânsito (GEDUT) que realizou panfletagem educativa e de orientação aos condutores e pedestres para uma melhor segurança e a equipe de pesquisa de opinião, realizada com os foliões para obter informações sobre os serviços prestados pelo órgão.

A Superintendência informou que durante as ações 07 veículos e 07 motos foram aprendidas e 02 carteiras nacional de habilitação (CNH) foram retidas no período da Festa. Para garantir fluidez no trânsito foi utilizado material como: cones, cavaletes, barris, cerquites e correntes, além de 01 guincho e 16 viaturas, entre carros e motos. O grupo estava formado por superintendente, chefe de gabinete, diretores, supervisores, gerentes e agentes.

Projeto Sustentável

18 catadores de materiais recicláveis, de diferentes pontos da cidade, apoiados pelo projeto Abrace Camaçari, que tem por madrinha a primeira-dama, Ivana Paula, realizaram coleta nos 04 dias da Festa. A iniciativa voltada para conservação ambiental e de incentivo ao empreendedorismo sustentável proporcionou uma renda extra ao grupo. O material coletado somou aproximadamente 1,5 tonelada entre itens de alumínio, plástico e vidro. Todo o material será revendido e dividido em partes iguais.

Rede Hoteleira

Os dias festivos em Arembepe trouxeram movimentação para a rede hoteleira de Arembepe. Cerca de 90% dos leitos foram preenchidos. A circulação de pessoas também aumentou o consumo em bares, restaurantes, lojas e praias, aquecendo a economia local.

 

Texto: Eliane Cunha

Portal Abrantes

Mais de Cultura