Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    São João da Bahia

Confira dicas para cuidar de queimaduras neste São João

Compartilhar

 

  Seja na capital ou no interior, o São João é uma época muito esperada pelos baianos. Além das comidas típicas e forró, as festas juninas são caracterizadas pelos fogos como bombinhas, chuvinhas, espadas, vulcões, além das tradicionais fogueiras. Por isso, a atenção com queimaduras deve ser redobrada, ainda mais entre as crianças.

Com a chegada da Copa do Mundo e um possível triunfo da equipe verde e amarela, as comemorações com fogos de artifício também se intensificam aumentando os riscos de acidentes. De acordo com Luciana Castellani, especialista em queimaduras e professora de Medicina da UNIFACS, esta é a época em que ocorre o maior registro de atendimentos por queimaduras nos hospitais públicos do estado.

A médica também alerta para o perigo de usar receitas caseiras como manteiga, ovos, gelo, pasta de dente, plantas ou qualquer outra substância cicatrizante no local queimado para evitar infecções e má recuperação da pele.

 

Dicas para queimaduras:


1.    Lavar a área com água corrente;

2.    Não perfurar as bolhas;

3.    Proteger a ferida com panos limpos e úmidos;

4.    Procurar assistência médica imediata;

5.    Se algum pedaço de roupa ficar grudado na área queimada, não tentar retirar. Corte em volta, envolva a região com panos úmidos e procure um médico;

6.    As primeiras 24 horas do atendimento são essenciais para a boa evolução do paciente queimado. Não demore a procurar ajuda.

Portal Abrantes

Mais de São João da Bahia