Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Lauro de Freitas

Dia D da vacinação antirrábica será neste sábado (4) em Lauro de Freitas

Compartilhar

 

Os donos de cães e gatos de Lauro de Freitas poderão levar seus pets para se proteger da raiva neste sábado (4), Dia D de Mobilização, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde para intensifica a imunização contra a doença. Nos 20 postos de saúde fixos a ação ocorre entre 8h e 14h. A estratégia contará com o reforço de mais 11 postos volantes que passarão por locais de grande fluxo de pessoas e também circularão pelos bairros.

“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com 100% de letalidade”, alerta o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Lauro de Freitas, Ricardo Vieira. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes.

Em 2017 foram registrados em Lauro de Freitas um caso positivo de raiva em cão e quatro em morcegos. “As pessoas que tiverem contato com qualquer animal suspeito de raiva devem lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar o serviço de saúde”, orienta Vieira. Nessa campanha mais de 19 mil animais foram vacinados, a meta é vacinar 80% da população canina e felina de Lauro de Freitas.

Além do período da companha, que começou no dia 3 de julho e será encerrado amanhã (4), os tutores que não puderem levar seus pets nesse Dia D, podem vacinar seus bichinhos durante o ano todo no CCZ que fica localizado na Avenida José Leite, no Caji. “Nós também vacinamos os animais em domicílio, basta sermos acionados pelo número 3288-8912, é interessante que para esse serviço a comunidade esteja coesa e no local possamos vacinar a maior quantidade possível de animais”, frisou Viera.

Neste sábado (4), os postos fixos que atenderão a campanha são: Praça de Jambeiro, Posto de Saúde do Capelão, Módulo Policial de Areia Branca, Praça da Caixa D’agua, Colégio Estadual Hermano Gouveia, Praça Jonnie Kiss, Assoc. Moradores Jardim Castelão e Escola Municipal Vida Nova, em Vida Nova, Escola Municipal Jardim Talismã, em Itinga, Largo da Igreja Católica de Parque Santa Rita, Final de Linha dos ônibus do Parque São Paulo, USF Irmã Dulce, em Portão, CCZ no Caji, PA Nelson Barros Centro, Colégio Vila Praiana e Policlínica Prof. Carlos Bastos na Vila Praiana, 1ª Portaria de Vilas do Atlântico, Parque Ecológico de Lauro de Freitas, Clube de Vilas e Colégio Sartre COC, no Miragem.

Já os postos móveis estarão na Itinga - Parque São Paulo, Tarumã, Tropical, Santa Rita, Santa Bárbara, Vila de Sena e Terraplac. Em Vilamar, Vila Praiana, Lagoa dos Patos, Praia de Ipitanga e 1ª e 2ª Portaria de Vilas do Atlântico.

 

 

Jornalista Giovanna Reyner

Portal Abrantes

Mais de Lauro de Freitas