Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Agricultura e Pesca

Qualificação profissional prepara Cachoeira para a Flica

Compartilhar

 Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA

A um mês de mais uma edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), a cidade do Recôncavo Baiano vive os preparativos para receber os milhares de visitantes do evento com ações de qualificação dos serviços turísticos. Até a próxima semana, trabalhadores de hotéis, bares, restaurantes e comércio participam de palestras e treinamentos voltados para a melhoria do atendimento durante e após o evento, que será lançado nesta sexta-feira (18) e sábado (19), na Caixa Cultural, em Salvador.

 

 

Um dos cursos oferecidos pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur), por meio do Programa de Qualificação Turística (Qualiturismo), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), é o workshop 'Boas práticas e manipulação de alimentos'. A carga horária de oito horas inclui normas de higiene e prevenção contra contaminações de alimentos. A cozinheira Aurora da Hora aprendeu novas técnicas que ajudam a melhorar a qualidade do serviço no hotel onde trabalha e ainda multiplicar o conteúdo. "É importante também para passar para os colegas, família. Acho interessante", afirma ela.

 

A programação conta ainda com oficinas de qualidade no atendimento, preparação de drinks, coquetéis e petiscos, além de penteados, turbantes e adereços para profissionais de estética. "A nossa preocupação é trazer essa qualificação, preparar as pessoas que atuam no turismo para que os turistas possam retornar", ressalta a representante do setor de Qualificação e Segmentos Turísticos da Setur, Mariléia Alencar.

 

Ocupação hoteleira

De 14 a 18 de outubro, a Flica chega à 5ª edição reunindo autores nacionais e internacionais, além de diversas manifestações culturais. Em 2014, 20 mil visitantes estiveram em Cachoeira durante a festa. Este ano, a estimativa da rede hoteleira é superar o público. A ocupação nos hotéis deve chegar a 100% antes mesmo do evento. "Nós temos 23 dos 26 quartos reservados e a expectativa é lotar até a Flica", revela o gerente de pousada Edson Pereira.

Programação de cursos em Cachoeira (as inscrições podem ser feitas nos locais das aulas):

- Drinks e Coquetéis
17/09/2015 
14h às 18h
30 vagas

Local: Identidade Brasil Restaurante

- Comida de botequim
21/09/2015
14h30 às 18h
30 vagas
 

Local: Restaurante da Pousada do Convento do Carmo

- Preparo de Petiscos para Bares
22/09/2015
14h30 às 18h
30 vagas

Local: Restaurante da Pousada do Convento do Carmo

- Oficinas de Turbante
23/09/2015
8h às 12h
30 vagas
 

Local: Casa Paulo Dias Adorno

- Oficinas de Turbante
23/09/2015
14h às 18h
30 vagas
 

Local: Casa Paulo Dias Adorno

- Oficinas de tranças
24/09/2015
14h às 18h
30 vagas
Local: Casa Paulo Dias Adobo

 

Ascom

Mais de Agricultura e Pesca