Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Câmara de Camaçari

Camaçari: vereadores discutem realidade do trabalhador brasileiro em audiência pública

Compartilhar

 

Foi lido, na 13a Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira (16), o Projeto de Lei de autoria do Executivo N° 967/2019, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias (LDO) do município para 2020. Logo após, deu-se início à Audiência Pública "A Realidade do Trabalhador Brasileiro", atividade solicitada pelo vereador Dentinho do Sindicato (PT), com objetivo de abordar e explorar questões referentes ao trabalho e o papel do trabalhador na atual conjuntura política e econômica do país.

"Este debate é importante para a nossa cidade, independente do lado político, pois o lado aqui é o trabalhador do nosso município. O debate faz parte do processo democrático. É assim que temos que fazer para garantir os nossos direitos e discutir como podemos trazer de volta a empregabilidade para Camaçari", disse o proponente da audiência.

Segundo o advogado especialista em leis trabalhistas, Clériston Bulhões, no Brasil, o trabalho não tem valor, e sim o capital. Complementando, Bulhões falou sobre a modernização e o avanço da tecnologia, o que reduz, consequentemente, a contratação de mão-de-obra. "Este avanço está fazendo com que o homem seja substituído por máquinas. Neste cenário de desemprego, a alta tecnologia desvaloriza a mão-de-obra. E quem perde é o trabalhador", disse.

A audiência abriu espaço também para a participação popular. O montador industrial Valter da Silva, morador do bairro Ponto Certo, há mais de um ano desempregado, comentou que há meses procura o Ciat, porém, nunca conseguiu encaminhamento para nenhuma empresa. Por sua vez, o vereador Jorge Curvelo (DEM), presidente da Casa Legislativa, respondeu. "O Ciat recebe e encaminha o trabalhador de acordo com a demanda das empresas e a qualificação do profissional. O que ocorre é que o número de desempregados é muito grande no nosso país. Por isso, estamos realizando esta audiência a fim de encontrar meios para trazer de volta o emprego para a nossa cidade", proferiu o parlamentar. Além dos parlamentares, também estiveram presentes representantes sindicais, trabalhadores e comunidade em geral.

Mais de Câmara de Camaçari