Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Prefeitura celebra termo de compromisso com fanfarras de Camaçari

Serão mais de um milhão de reais em investimentos

Compartilhar

 Foto: Portal Abrantes

Nesta sexta-feira (19) a prefeitura de Camaçari, através da secretaria municipal de Educação (Seduc), realizou a assinatura do termo de compromisso com as fanfarras do município. Ao todo serão investidos mais de um milhão de reais nas fanfarras que terão como contrapartida a realização do projeto “Mais Música na Escola”

O projeto tem como público prioritário os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, mas eventualmente poderá atender escolas dos anos iniciais, com foco nas que desenvolvam atividades em tempo integral ou já possuam atividades de música nos seus currículos. O projeto vai beneficiar 38 escolas da cidade.

Antônio Araújo Lima, Presidente da Sociedade Filarmônica 28 de Setembro, esteve no evento e falou sobre o momento. “Para mim é um sonho que sonhei acordado, e será um dos maiores eventos para a Filarmônica. Me fez acreditar no governo, cobrei no inicio, mas agora está acontecendo”, ressaltou.

Já a Secretária de Educação, Neurilene Martins, fez questão de ressaltar a importância da relação entre arte e educação. “Essa é uma decisão muito importante do prefeito Elinaldo, pensar em um currículo escolar que possa encantar os nossos adolescentes. É um projeto que vai ampliar o tempo dos meninos na escola a partir do contra turno. A arte não é só um caminho para educação e sim um dos sentidos da educação”.

De acordo com ela, a meta é diminuir a evasão escolar, além de fazer o enfrentamento as drogas, dando as crianças e adolescentes a possibilidade de estarem aprendendo música no contra turno escolar. 

Marcos de Oliveira Santana, representante da Fampa, também falou sobre sonhos. “Esse projeto de iniciação musical que a prefeitura resolveu vincular as fanfarras é muito bom. É quase a concretização de um sonho, muitas bandas na Bahia buscam essa oportunidade e queriam estar aqui presentes e participando”, disse ele.

Quem também marcou presença na assinatura dos termos de compromisso foi a Secretária de Cultura, Márcia Tude. “É um ato de rebeldia do prefeito, porque ele está garantindo o direito a cultura e a liberdade independente onde essa pessoa vai parar através da música, isso é um ato revolucionário que não é feito por qualquer um”

“Esse investimento vem todo através da secretaria de educação, a cultura foi parceiro de tudo isso, fizemos diversas reuniões e nos integramos para solucionar a questão da sustentabilidade dessas fanfarras, nossa ligação é umbilical”, concluiu a secretária.

“Me sinto satisfeito com tudo que está sendo feito hoje, independente do que vivemos lá atrás. O prefeito Elinaldo se colocou a disposição para ajudar as fanfarras, para mim é emocionante por tudo que passamos, mas hoje pode ter certeza que esse recurso chegou em boa hora”, afirmou Vando da Fanfarra.

Ele ainda disse como será aplicado o recurso que vai receber. “Nosso pensamento é ampliar tudo isso para fazer a orquestra sinfônica de Vila de Abrantes, justamente para ajudar a mudar a vida das pessoas. Estamos recebendo R$ 240 mil reais que serão aplicados em compras de instrumentos, pagamento de pessoas e melhorias. Hoje eu digo que me sinto muito feliz”.

O Subsecretário de cultura, Neto, alertou sobre a importância do planejamento e cuidado com o uso dos recursos públicos. “Existem todas as condições pré-contrato, e dentro desse plano de trabalho você tem dois cronogramas, um deles é o financeiro que será acompanhado pelos auditores da prefeitura para saber se os gastos correspondem com o que foi apontado dentro do plano de trabalho”, disse.

“Todos os presidentes dessas Fanfarras são ordenadores de despesas e não havendo compatibilidade ou qualquer irregularidade na aplicação dos recursos ele responde civilmente. Sempre avisamos para se ter cuidado, isso é dinheiro público e as pessoas precisam saber administrar com responsabilidade”, concluiu Neto.

Mais de Educação