Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Meio Ambiente

???Faxinaço??? no manguezal do Caijá marca Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, em Maragojipe

Compartilhar

 

Comemorado em 26 de julho, o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais será marcado por um mutirão de limpeza no bairro do Caijá, em Maragojipe. A ação, que inicia às 8h dessa sexta-feira, é uma iniciativa do Projeto CO2 Manguezal, patrocinado pela Petrobras. Serão reunidos marisqueiras, pescadores e estudantes, além de técnicos ambientais que atuam no projeto. O ponto de encontro será na Praça do Caís do Caijá e a expectativa é que cerca de 100 voluntários participem da ação.

A atividade tem o objetivo de chamar a atenção da comunidade local e da sociedade em geral sobre a importância dos manguezais, considerados, em qualquer parte do mundo, um dos ecossistemas mais produtivos do planeta.

“Cuidar deste patrimônio natural é um dever de todos. Os manguezais estão diretamente ligados às mudanças climáticas, são berçários para numerosas espécies de peixes e mariscos, além de contribuir para o sustento de milhares de famílias”, destaca a coordenadora geral do projeto CO2, Rosiane Campos. 
 
A experiência acumulada pelos técnicos do CO2 Manguezal mostra que as pessoas que participam dessas ações de limpeza passam a valorizar ainda mais a preservação do meio ambiente. “Elas se impressionam com os resíduos que encontram e disseminam essa informação em suas famílias, escolas e comunidades", avalia Rosiane.

Dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostram que  a Reserva Estrativista Marinha da Baía do Iguape,  que abrange os municípios de Maragojipe, Cachoeira e São Félix, possui três mil hectares de áreas de manguezais e cerca de 5.000 famílias que dependem diretamente desse ecossistema.

Com ações desenvolvidas nos três municípios e mais São Francisco do Conde, o projeto CO2 Manguezal já recuperou, nessa sua segunda fase, iniciada em janeiro do ano passado, 60 mil metros quadrados de manguezais na Baía de Todos os Santos, o equivalente a área de seis Arenas Fonte Nova. A meta pactuada é, ao final de dois anos, a recuperação de 100 mil m². “Entre 2014 e 2015, período da primeira etapa do projeto, ações de plantio resultaram na recuperação de 85 mil metros quadrados de manguezais na região”, informa Rosiane Campos.

Patrocinado por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o CO2 Manguezal é uma realização da Fundação Vovó do Mangue, em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O projeto atua na conservação e recuperação de determinados serviços ecossistêmicos, promovendo o reflorestamento de áreas de Bosques de Mangue e de Mata Atlântica, por meio do cultivo e manejo de espécies, com distribuição geográfica nas Baías de Todos os Santos e do Iguape. 


Hilda Fausto

Mais de Meio Ambiente