Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cidades

Camaçari vai ganhar Centro Integrado de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes

Compartilhar

 Foto: Ascom PMC

Um encontro promovido pela Secretaria de Relações Institucionais de Camaçari (Serin), com representantes do poder judiciário, conselhos e entidades, foi realizado na manhã desta sexta-feira (09/8), no Fórum Clemente Mariani, com o objetivo de acertar os últimos detalhes para a implantação do Centro Integrado de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes. A unidade no município será a segunda a ser instalada na Bahia.

As discussões sobre o Centro iniciaram em 2018 pela subsecretária da Serin, Janete Ferreira. “Apresentei a proposta de implantação desta unidade a defensoria pública, a promotoria de justiça e o conselho da infância, no momento em que estava sendo debatido o Projeto Prefeito Amigo da Criança, com o objetivo de fortalecer essa política pública. O prefeito Elinaldo, sensível a está causa, entendeu a importância do Centro e deu carta branca para que fossemos buscar mais informações”, explicou.

A unidade de Camaçari vai seguir o modelo já em funcionamento na cidade de Vitória da Conquista. “É um marco importante para o nosso município unir em apenas um lugar, vários órgãos, tanto da justiça, como do legislativo, do executivo, da polícia e da sociedade civil para que todas as demandas, focadas no combate a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, sejam resolvidas de imediato”, ressaltou a subsecretária.

A promotora de justiça Carla Barreto acompanhou todo o processo de criação do Centro e acredita que concentrar a rede de atendimento vai dar mais celeridade e qualidade no atendimento desse tipo de demanda de forma mais resolutiva. “A partir do momento que os órgãos estão próximos e dialogam sobre os casos apresentados, as medidas de proteção podem ser aplicadas de uma forma mais rápida, evitando muitas vezes aquela tramitação mais formal, através de expedição de oficios, aguardando respostas. Na maioria das vezes, estamos lidando com crianças em situação de vulnerabilidade social e que precisam se deslocar de um bairro para outro para serem atendidas”, enfatizou.

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Camaçari e o Fundo da Criança e do Adolescente, o próximo passo será alugar um imóvel ou construir, após todo o processo passar pela controladoria e procuradoria do município. A expectativa é que o Centro comece a funcionar ainda esse ano.

 

Mais de Cidades