Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

A importância da castração de cães e gatos

Compartilhar

 

Para quem não sabe, a superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública. Isso por que a maio parte desse número de animais não conseguem ser adotados e ficam pelas ruas passando frio, sede, fome, sofrendo abusos, agressões e procriando. Sem contar os tantos que são atropelados. A única forma de tentar reduzir esses números alarmantes de animais erráticos é castrando.

A castração não é uma mutilação e sim um procedimento cirúrgico que deve ser realizada por um médico veterinário em uma clínica devidamente equipada acompanhada de um médico veterinário anestesista, que vai prevenir futuras doenças graves como o câncer de mama, câncer de testículo além de impedir que esse animal procrie e espalhe nas ruas ninhadas e mais ninhadas abandonadas.

A cirurgia quando realizada dentro dos protocolos de segurança é muito tranquila, é uma cirurgia que envolve riscos como qualquer outra, por isso deverá seguir todo o protocolo de exames pré-operatórios. A anestesia mais segura é a anestesia inalatória.
O pós-operatório dura em média de 07 a 10 dias e as instruções do médico veterinário devem ser seguidas para não correr o risco de ter alguma complicação durante esse período. É importante se atentar também para o local onde o animal irá ficar, pois deve ser muito bem higienizado diariamente para não causar infecções.

Depois da cirurgia de castração espera-se que os animais fiquem mais tranquilos e deixem de marcar territórios. É importante ficar alerta com a alimentação, pois com a redução das atividades físicas diárias a maioria acaba ganhando peso, então o ideal é manter uma dieta equilibrada e incluir mais atividades durante o dia.

O uso de contraceptivos (anticoncepcionais) vem sendo utilizado de forma indevida pelos tutores de cães e gatos para prevenir as gestações e melhorar o comportamento dos animais, a maioria não sabe que esse método aumenta o risco de câncer e infecções levando um grande número de animais ao óbito.

Vários são os benefícios com a castração e podemos destacar alguns em fêmeas como: diminui o risco de câncer de mama, diminui o risco de doenças no útero, principalmente da piometra, que atinge quase 60% das cadelas; não entram no cio (não irão sangrar), elimina a gravidez psicológica que ocorre em algumas cadelas depois do cio. Nos machos evita a hiperplasia da próstata, o animal está livre de tumores nos testículos, deixam de fugir para ir atrás de fêmeas no cio, evitando brigas com outros animais nas ruas; Ficam mais tranquilos porque deixam de produzir hormônios sexuais não permitindo que eles fiquem irritados por não poder cruzar.

Pense com carinho, procure um médico veterinário de sua confiança, seja responsável e castre o seu animal de estimação. A castração é um ato de amor e só oferece benefícios ao seu melhor amigo.

Por Mariana Boulhosa

 

Mais de Saúde