Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Palestras e Conferências

Moradores em situação de rua em Camaçari são tema de Fórum Municipal

Compartilhar

 

Moradores de Camaçari que vivem em situação de rua participaram na manhã desta quarta-feira (21/8), no Teatro Alberto Martins, do 1º Fórum Municipal realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), para tratar de questões relacionadas a esse público no município. Os serviços ofertados pela administração, demandas e quais os direitos dos acompanhados, além do atual panorama dessa população foram os assuntos abordados.

Atualmente, cerca de 45 cidadãos são assistidos pelo Centro de Referência Especializado em Situação de Rua de Camaçari. “A unidade é destinada a atender pessoas que utilizam as ruas como local de moradia, que são marginalizadas, ou seja, estão a margem da sociedade e que precisam ter o apoio do poder público através de serviços especializados”, pontuou a coordenadora do Centro Pop de Camaçari, Isabela Macedo.

O evento contou com a palestra da Defensora Pública e coordenadora do Núcleo Centro Pop Rua, Dra. Fabiana Almeida, que defende não apenas a oferta de benefícios, mas de ferramentas de inclusão. “É necessário um empurrãozinho para que essas pessoas sejam produtivas para a sociedade. Eu tenho um exemplo de um morador em situação de rua, onde ele diz que não precisa de assistentes sociais, mas sim de insistentes sociais, que confiem em seu potencial de sair dessa situação”.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), Andréa Montenegro, o governo está sensível as necessidades das pessoas mais carentes e que precisam da assistência social no município. “Nós temos uma gestão humana e preocupada com esse público. Por isso, além de ofertar benefícios, buscamos dar a eles a oportunidade de voltar ao mercado, de poder se manter através do seu trabalho”, ressaltou.

Na oportunidade, cerca de 15 moradores em situação de rua realizaram uma apresentação musical para agradecer o atendimento que recebem no Centro Pop. “Foi feito de forma improvisada, em cima da hora, mas de coração. Eu fico muito agradecido em ter com quem contar, pois não estou morando na rua há um ano porque quero, mas porque a vida tomou um rumo que eu não esperava”, desabafou o seu Adeildo Lima.

Mais de Palestras e Conferências