Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Meio Ambiente

Comando Unificado classifica os nove estuários do Litoral Norte para limpeza e monitoramento

Compartilhar

 

Na manhã desta quarta-feira (16) foi realizada a quinta reunião técnica do Comando Unificado de Incidentes, na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), para tratar das ações de contenção e limpeza das manchas de óleo que chegaram ao litoral baiano desde o dia 4 de outubro. A coordenadora de Prevenção e Gestão de Riscos Ambientais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Cristiane de Oliveira, apresentou a situação dos estuários do litoral norte baiano sob ameaça ou impactados pelas manchas de óleo.

Dos nove estuários classificados, seis deles já apresentaram algum registro de óleo: do Rio Itariri – que apresenta a situação mais crítica; seguido, por ordem de prioridade, pelos estuários dos rios Itapicuru, Subaúma, Pojuca, Imbassaí e Inhambupe. Os outros três estuários vistoriados, dos rios Joanes, Sauípe e Jacuípe, estão em monitoramento. “É importante ressaltar que as alterações são dinâmicas, a situação apresentada pode mudar, invertendo prioridades e deslocamento de equipes e recursos. Essa classificação é valida para as ações a serem adotadas hoje”, explicou Oliveira.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) atua com 50 bombeiros militares na ação de limpeza das praias nos municípios de Jandaíra, Conde, Esplanada e Entre Rios. Equipes técnicas do Inema e Ibama revisitaram todas as praias oleadas para verificar a situação após as ações de limpeza.

O Coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado, Vitor Gantois, informou que já foi efetuada a compra dos equipamentos de proteção individual (EPIs), e ferramentas, para disponibilizar aos municípios nas ações de limpeza das praias. Entre os itens adquiridos, estão botas e luvas de PVC, luvas de tecido, fardamento básico, protetor solar, big bags (contêiner industrial feito de tecido flexível que é projetado para armazenar e transportar produtos secos e fluidos) com capacidade de armazenamento de uma tonelada de óleo, entre outros materiais. Estes equipamentos serão distribuídos para os municípios afetados.

O Inema elaborou um manual básico para o manuseio seguro e estocagem temporária dos resíduos de óleo retirados da praia, que irá subsidiar o trabalho das prefeituras municipais. As instruções vão desde a forma correta da coleta do óleo, à prevenção e cuidados no manuseio e armazenagem em local apropriado.

Na sexta-feira (18), técnicos do Ibama realizarão uma oficina de capacitação dos voluntários para a limpeza do óleo, tanto nas praias quanto nos corais, que exige maior expertise na coleta. A capacitação será na Praia do Forte, das 9h às 13h, em local a ser definido. Cada prefeitura dos oito municípios afetados poderá indicar cinco voluntários multiplicadores para participar da capacitação.

O Comando Unificado de Incidentes foi criado através de uma articulação institucional feita pela Sema e é composto pelos representantes da Secretaria do Meio Ambiente, Ibama, Inema, UFBA, os Ministérios Públicos Federal e Estadual, Defesa Civil, coordenadores dos planos de área da Baía de Todos os Santos e da Baía de Aratu, além dos representações das prefeituras dos municípios afetados.

Mais de Meio Ambiente