Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cultura

Josa, o Vaqueiro do Sertão: Documentário será exibido hoje em Sergipe

Compartilhar

 

A história de um dos maiores nomes da música popular nordestina vai virar filme: Josa, o Vaqueiro do Sertão, será exibido em um evento neste sábado (09/11/2019) no espaço Gonzagão, em Aracajú, a partir das 6 horas da tarde. O documentário tem a direção do cineasta Dida Araújo. Josa, nascido José Grigório Ribeiro, completou 90 anos em Março de 2019. Nascido em Simão Dias, Sergipe, teve nove filhos.

 

Notório domador de cavalos, prestou concurso nos anos 1940 para a Polícia Militar do então Estado da Guanabara, hoje Rio de Janeiro, onde seu talento com cavalos o fez assentar praça na Cavalaria da PM. Aposentado precocemente por um acidente, Josa se dedicou à música, tornando-se também um notável e talentoso sanfoneiro, compondo músicas e tocando em rádios, despertando atenção de ninguém menos do que o próprio Luiz Gonzaga, que o ajudou na produção do seu primeiro disco.

 

Josa, o Vaqueiro do Sertão, compôs também com Dominguinhos e foi regravado por Clemilda, Alcimar Monteiro e outros grandes nomes da música nordestina. Também vão se apresentar Joseane Dy Josa, filha do artista, Josinha do Forró, Afrisio Acácio do Acoedeon, Nubia Faro, Caçula do Forró, Ary Persiano e outros convidados.

Alan Dourado

Portal Abrantes

Mais de Cultura