Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Martagão Gesteira recebe doação de mais de R$ 57 mil em equipamentos médicos apreendidos pela Receita Federal

Compartilhar

 

O Hospital Martagão Gesteira vai receber, nesta quarta-feira, 13, uma doação de equipamentos médicos doados pela Receita Federal. O material foi apreendido em 2018, numa fiscalização realizada pelo órgão. Dentre os itens, que somados dão mais de R$ 57 mil, há instrumentos médicos que ajudarão na rotina do hospital filantrópico, referência em pediatria na Bahia há 54 anos.

A doação será realizada no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Salvador, às 10h. A diretora médica do Martagão, Milena Pessoa, ressalta a importância das doações para que a instituição, que trabalha exclusivamente pelo SUS, possa atender, anualmente, mais de 80 mil crianças, além de realizar mais de 500 mil atendimentos.

“Esses equipamentos médicos são importantes porque nos ajudam a cada vez mais renovar nosso parque tecnológico. Somente com o recurso do SUS é impossível. Por essa razão, as doações são extremamente importantes. O broncoscópio de fibra ótica, por exemplo, é importante para poder fazer a avaliação das vias aéreas do paciente. Verificar se tem algum comprometimento das crianças. É um equipamento de extrema necessidade na pediatria”, afirma Milena.

Além do broncoscópio, serão doados, também, equipamentos como sensor de oxigênio, pinça de uso médico, monômetro digital para teste de vazamento, entre outros. O superintendente da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (entidade mantenedora do Martagão), Antonio Novaes, destaca que as doações ao Hospital podem ser feitas por pessoas, empresas e órgãos.

“A Saúde da Criança é o principal objetivo do Martagão. Nossa atuação é, ainda, o resultado da mobilização de toda a sociedade em prol dessa causa. As parcerias, doações e o voluntariado nos ajudam a manter e aprimorar os serviços de saúde que nos permitem alcançar esse objetivo”, destaca Novaes.

Os itens haviam sido apreendidos numa fiscalização que desarticulou um esquema de fraude em importação de mercadorias vindas de Miami, chamada Operação Espelho. “Produtos que beneficiariam contrabandistas e sonegadores agora serão usados para cuidar da saúde de crianças e adolescentes de todo estado baiano”, afirma o superintendente da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil - 5ª Região Fiscal (Bahia e Sergipe), o auditor-fiscal Francisco Lessa.

Empresas e instituições interessadas em colaborar com o Hospital podem entrar em contato no telefone para as doações: (71) 3032-3808.

 

Anderson Sotero

Mais de Saúde