Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Educação

Colégio Estadual de Vila de Abrantes realiza Mostra Cultural

Compartilhar

 

Com o tema Ceva Saberes Conexões e Comunidade: Arrebentando muros, o Colégio Estadual de Vila de Abrantes (CEVA), realizou nesta quarta-feira (13/11), uma Mostra Cultural, com o objetivo de mudar a perspectiva dos alunos em relação aos seres humanos e o meio ambiente. A atividade extra sala de aula, contou efetivamente com a participação dos estudantes na construção das oficinas.

Para uma das organizadoras da Mostra, o autoconhecimento é fundamental para o bom convívio entre as pessoas e o meio ambiente. “Cuidar da terra também é cuidar do outro, cuidar de si, é distribuir, compartilhar é se solidarizar. Para que a gente pense em uma sociedade mais sã no sentido das emoções e das relações. Se nos relacionamos bem com a gente, nos relacionamos bem com o ambiente”, destacou a professora de História, Dione Brandão.

Para a educadora, a Mostra é uma troca entre os alunos, os professores e a escola. “Eles têm a oportunidade de apresentar seus saberes, porque nenhum estudante é vazio. A aprendizagem se dá ao longo da vida. A escola complementa, formaliza, traz o conhecimento cientifico, mas eles são recheados de saberes e à medida que mostram isso através da arte, do diálogo, da pesquisa com seus familiares, de seus pais, avós e ancestrais, isso enriquece a escola e o conhecimento se torna prazeroso”, disse.

Trabalhando com foco na unidade e pensamento coletivo do contexto pedagógico, os estudantes tiveram a liberdade de escolher subtemas. “Cada grupo construiu a própria história em quadrinhos, com personagens próprios, com aventuras próprias, desenhos e vídeos. O resultado superpositivo porque eles estão fazendo o querem e estão felizes. Com isso desenvolvi sua escrita, trabalhamos a criatividade no coletivo. Inclusive um aluno surdo participou. Na minha opinião foi 10 para todo mundo”, enfatizou a professora de Inglês, Débora Campos.

O estudante do 3º ano, Natan Neves destacou a importância do tema que apresentou e o formato da atividade. “A gente vê hoje em dia tantas coisas acontecendo em relação ao meio ambiente e as pessoas e a permacultura junta esses dois aspectos. Ou seja, a importância de cuidar do meio ambiente e ao mesmo tempo do outro, unificando para que vivam em um ambiente melhor. É interessante sair da linha do estudo convencional, interagindo com outras turmas, para a gente poder ter um convívio e praticar atividades de autoestima sobre como tornar o lugar que vivemos melhor”.

Mais de Educação