Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Meio Ambiente

Guarajuba ganha importante certificado internacional  

Compartilhar

 

A praia de Guarajuba, uma das mais belas da Costa de Camaçari, ganhou na manhã deste sábado (16/11), o Bandeira Azul, certificado internacional de proteção ambiental, balneabilidade e sustentabilidade. A cerimônia, marcada pelo hasteamento do símbolo, foi realizada nas presenças de autoridades municipais e estaduais, moradores, comerciantes, turistas e da coordenadora nacional do programa Bandeira Azul, Leane Bernardi.

“A secretária de Turismo de Camaçari foi a entidade que enviou a documentação mais bem organizada e mais e bem elaborada, em primeira temporada no Brasil. Reconheço todo o trabalho da equipe, pois a clareza nos dados enviados é muito importante para o júri nacional entender do que se trata, já que nem todos podem vir conhecer a praia, e principalmente para o internacional. Com a licença do município, usamos esse documento como modelo para outros no país”, destacou a gestora.

Quinze condomínios de Guarajuba contribuíram para que a praia ganhasse o certificado, por toda organização e responsabilidade ambiental. ”Amamos Guarajuba, esse é o sentimento de todos da Ascon, dos síndicos e moradores. Aqui existe toda uma integração. Conquistado o Bandeira Azul vem um novo capítulo, é darmos manutenção a tudo que resultou nesse título, quer seja com os moradores, nas escolas da comunidade e junto com o poder público. Pode ter certeza que o nosso compromisso com essa praia continua, nós fazemos a lição de casa”, exaltou o presidente da Associação de Moradores e Condomínios de Guarajuba (Ascon), Pompilio Viana.

Pompilio Viana, e Fábio Fonsêca

Morador de Guarajuba e pertencente a uma das famílias mais antigas da localidade, Fábio Fonseca ressaltou que o selo vem premiar uma história de quatro décadas. “Esse evento veio coroar 40 anos das comunidades de Guarajuba, Monte Gordo e da região. É uma conquista de todos, de pescadores, barraqueiros, moradores e turistas. Somos um exemplo de sucesso no Nordeste, na Bahia e no Brasil. A partir de hoje, nossa região vai estar no Mapa Mundi de turismo sustentável. Isso é a prova do nosso amor por esse lugar”, disse.

Com o certificado e a visibilidade que a praia vai ganhar, importantes setores terão um trabalho mais intenso, como da segurança. “O que antes era um sonho construído por moradores e pelo poder público, hoje é uma realidade. A nossa esperança é que mais pessoas venham para Orla de Camaçari e que com isso venha o desenvolvimento para os comerciantes da região. Quem conhecer esse lugar terá a satisfação que nós temos por viver ou conviver aqui. Com o crescimento, aumenta o trabalho, mas é prazeroso”, pontuou o Comandante da 59º Companhia da Policia Militar (CIPM), major Edmilton Ricardo Emanuel Marques.

Para o município ganhar o certificado foi preciso trabalhar em parceria com órgãos de meio ambiente, como o Ministério Público. "Estamos tentando desenvolver uma atividade em harmonia com a comunidade. Formamos no âmbito de inquéritos civis, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), objetivando sempre reparar danos ambientais e urbanísticos, mas sobre tudo com a visão agregadora, através de um MP moderno, que procura ser um ator social relevante, não apenas para apontar erros, mas para colaborar para que eles não ocorram", enfatizou o promotor Luciano Pitta.

Conhecida por suas águas mornas, piscinas naturais, ondas fascinantes e outras vezes calmas, lindos corais e areia branca, Guarajuba atraí turistas e amantes da natureza. O secretário de Turismo (Setur), Gilvan Souza alguns benefícios que título trouxe e vai continuar trazendo para o município. “Com o Bandeira Azul potencializamos, agregamos relações, com o envolvimento social organizado, com a participação importante da Ascon. Guarajuba tem os 80% dos condicionantes para ter ganhado o selo. Nosso objetivo e meta é atingir toda a Costa. Junto com esse certificado podemos resolver vários problemas nas praias como ocupação desordenada, instalação de equipamentos indevidos, qualidade da água, educação ambiental, segurança, dentre outros”, explicou.

Um dos representantes dos legislativo municipal e presidente da comissão de Meio Ambiente na Câmara, o vereador Vaninho da Rádio mencionou os impactos positivos do certificado na sua opinião. “Uma vez que já contamos com a beleza que Deus nos permitiu ter, com os nossos 42 quilômetros de orla, com praias paradisíacas, o selo coloca Camaçari como um dos maiores destinos turísticos do Brasil efetivamente e do mundo. Trazendo a condição de oportunidade de emprego e renda, de tornar cada vez mais conhecida nossas praias, nossa cultura e nosso povo”.

Com a Bandeira Azul, Guarajuba terá que continuar seguindo padrões e exigências relacionados à educação ambiental, qualidade da água, esgotamento sanitário e segurança dos banhistas.

Fotos relacionadas

Mais de Meio Ambiente