Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Tecnologia

Programa Ford de Educação para jovens promove a formatura da quarta turma na Bahia

Compartilhar

 

Prontos para encarar os desafios do mercado de trabalho. É assim que se sentem os 73 alunos do Programa Ford de Educação para Jovens que concluíram o curso de capacitação profissional em Camaçari (BA) – veja o vídeo.

O programa, voltado a alunos do terceiro ano do ensino médio, selecionados em escolas da rede pública, é promovido pela Ford Brasil e o Ford Motor Company Fund – braço filantrópico da empresa – em parceria com o SESI e o SENAI, contando também com o apoio das secretarias de educação do estado e do município.

Até agora, 350 jovens já participaram do programa. Entre eles está Raiane Santos, de 20 anos, que concluiu o curso em 2016. Após se formar, ela atuou como aprendiz na Ford e continua na empresa, agora como estagiária na área de Desenvolvimento de Produto. Durante o programa, ela estudou mecânica e se apaixonou pela área, o que a motivou a cursar Engenharia. Primeira pessoa da família a entrar na faculdade, ela considera que o curso fez toda a diferença na sua vida profissional. “Eu não tinha ideia sobre o que faria quando terminasse o colégio. Foi uma excelente descoberta”, afirma.

Sonhe grande, voe alto

Anna Carolina de Araújo, 16 anos, faz parte da turma formada agora e também aprovou o curso. “Todos nós pudemos obter e aumentar o conhecimento em diversas áreas. Os professores são excelentes profissionais e as experiências que tive foram incríveis, tanto na área pessoal como profissional”, diz. Anna comemora também as amizades conquistadas. “São pessoas que eu quero que estejam próximas pelo resto da vida pelo fato de me ensinarem tanto em tão pouco tempo”, completa.

Criado em outubro de 2015, o programa da Ford tem contribuído para mudar a realidade de centenas de estudantes do ensino médio, com o desenvolvimento de competências de relacionamento e gestão, além de foco em postura e comportamento ético. Ele oferece também um curso de robótica para alunos do ensino fundamental.

Seu objetivo é capacitar jovens de escolas públicas para aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. Os estudantes selecionados recebem formação técnica em duas etapas: a primeira é focada em comportamento e a segunda, composta por cursos de qualificação profissional em funções como auxiliar administrativo, auxiliar de mecânico automotivo e logística.

Eles contam ainda com orientação para participar de processos seletivos, incluindo o Programa Jovem Aprendiz da Ford. Após a conclusão do curso, o SESI monitora o acesso dos alunos ao mercado de trabalho por até três meses. Além disso, os formandos deste ano participaram de um workshop de robótica, visitaram a fábrica da Ford e foram atendidos pelo Odontomóvel, consultório odontológico móvel mantido pela marca.

O programa contempla ainda estudantes do ensino fundamental II, com o Curso de Robótica com Metodologia LEGO, que estimula a desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe de forma lúdica. O objetivo é despertar nos alunos o interesse por inovação, ciência e tecnologia, ampliando suas perspectivas profissionais.

“O Programa Ford de Educação para Jovens faz parte das ações de Responsabilidade Social da empresa. Acreditamos que é muito importante dar o suporte necessário para que estes alunos estejam preparados para entrar no mercado de trabalho ao deixar o ensino médio e os resultados têm sido muito positivos”, afirma Magnólia Borges, supervisora de Assuntos Corporativos da Ford.

 

SOBRE O FORD MOTOR COMPANY FUND

A missão do Ford Motor Company Fund é fortalecer comunidades e ajudar a tornar a vida das pessoas melhor. Trabalhando com concessionárias e parceiros sem fins lucrativos em 60 países, o Ford Fund proporciona acesso a oportunidades e recursos que ajudam as pessoas a alcançarem seu potencial. Desde 1949, o Ford Fund investiu mais de 2 bilhões de dólares em programas que apoiam a educação, promovem a direção segura, valorizam a vida comunitária e encorajam o voluntariado de empregados.

 

SOBRE A FORD MOTOR COMPANY

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan, EUA. A empresa projeta, fabrica, comercializa e presta serviços de pós-venda a uma linha completa de carros, picapes, SUVs, veículos eletrificados e veículos de luxo da Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e busca posições de liderança em eletrificação, veículos autônomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 191.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, seus produtos e a Ford Motor Credit Company, acesse www.corporate.ford.com.

 

Ruth Oliveira

Mais de Tecnologia