Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Tecnologia

Ford inova o design do interior dos veículos com ferramenta de esboço 360 graus

Compartilhar

 

A Ford criou uma ferramenta de design que transforma instantaneamente os esboços do carro em imagens de realidade virtual e 3D, conforme são desenhados na tela – veja o vídeo. O sistema permite que o projetista observe o resultado do ponto de vista do motorista, dos passageiros ou de qualquer ângulo dentro do carro, ampliando a liberdade para testar e compartilhar ideias.

 

O novo recurso reforça o compromisso da Ford de ter um desenvolvimento de produto totalmente centrado no consumidor. Tradicionalmente os designers criam primeiro os esboços do carro em papel para depois serem transformados em 3D por programas de computador (CAD).

“O desenho em 360° permite ver todos os elementos do carro ao mesmo tempo, como painel, portas, bancos e console, e entender melhor como eles interagem”, diz Nicolas Fourny, designer de interiores da Ford Europa. “Podemos trabalhar com vários elementos ao mesmo tempo e ver como eles combinam em tempo real, colocando a experiência do cliente como foco central desde o início do projeto.”

Desenvolvido no Centro de Design da Ford em Colônia, na Alemanha, o esboço 360° já está integrado ao processo de criação de novos veículos. Agora, a equipe está adicionando recursos de animação para dar vida e atmosfera aos esboços – incluindo iluminação do painel e da tela multimídia e movimentação de objetos.

Com isso, fica muito mais fácil aprimorar detalhes do interior do veículo, como a altura e largura dos bancos, a visibilidade dos passageiros traseiros e o tamanho e posicionamento do console, abrindo espaço também para a experimentação de novas cores, materiais e formas.

A inspiração de Nicolas Fourny para criar essa ferramenta veio do desenvolvimento de videogames, onde o jogador se movimenta em um mundo de realidade virtual. O esboço 360° permite ao designer interagir com o veículo bem antes da fase CAD para oferecer novas experiências ao motorista.

Este ano, a Ford se tornou a primeira montadora a trabalhar com o Gravity Sketch, ferramenta de realidade virtual 3D que permite aos designers desenvolver projetos de forma colaborativa.

Mais de Tecnologia